Como otimizar o ROI de suas marcas nos marketplaces

9 de março de 2025

Cada vez mais populares entre os compradores, os marketplaces têm sido alvo de investimentos fortes por parte das empresas. 


Por serem uma espécie de shopping virtual, onde se concentram diversos produtos, de várias lojas ou vendedores, e proporcionarem às pessoas a possibilidade de uma pesquisa mais ampla, além da garantia de entrega, os marketplaces se mostraram uma vitrine muito atrativa aos compradores. E, claro, uma estratégia muito acertada para as empresas que atuam no mercado digital. 


Dentre os sites mais buscados estão os de gigantes como Americanas.com, Magalu, Mercado Livre e Submarino, conforme pesquisa conduzida pela Amazon. 


Empresas varejistas de vários segmentos e tamanhos disponibilizam seus produtos em gigantes do mercado, como as empresas acima, para projetar sua marca e potencializar suas vendas. 


Para os lojistas, os marketplaces trazem como benefícios um tráfego qualificado e uma boa visibilidade, o que funciona como um estímulo a novos clientes e, consequentemente, crescimento nas vendas e fortalecimento da marca junto ao público online. 

Como otimizar o ROI

Como em qualquer negócio - seja do marketing convencional ou digital - os marketplaces exigem um investimento. E esse investimento é direcionado especificamente a taxas e comissões sobre vendas. 


O ROI - retorno sobre os investimentos - basicamente é uma equação baseada na receita dividida pelo investimento. É um parâmetro e um termômetro fundamental para medir se o que foi projetado e investido está fazendo sentido e trazendo o retorno esperado em termos de negócio e projeção de marca. Para se otimizar o ROI nos marketplaces alguns caminhos são primordiais.

Otimizações de SEO

Como existe uma facilidade maior em buscar clientes, os marketplaces têm uma disputa entre varejistas. Aplicar as técnicas de SEO para otimizar os motores de busca nos resultados do Google é uma estratégia muito importante, inteligente e barata para otimizar o ROI nos marketplaces, de modo a fazer com que o seu produto seja mais facilmente visto.


Por isso é importante utilizar as estratégias de SEO para se diferenciar dos demais vendedores e aparecer com destaque nos buscadores como Google e na própria busca interna dos marketplaces. 


Nos marketplaces as principais ações de SEO que podem ser adotadas devem estar direcionadas aos produtos como a utilização de palavras-chave, imagens e descrições -  para entender e prever o padrão de compra dos clientes. Assim, é possível saber como as buscas são feitas no Google e a quantidade de vezes que o produto foi procurado. 


Agora, um ponto muito importante: é fundamental seguir os parâmetros de cada plataforma na hora de configurar contas e subir produtos. 

Integração de estoques

Se você atua em mais de um marketplace, o que é muito comum entre os varejistas, é primordial que seus estoques estejam integrados. O cliente que compra pelo marketplace busca facilidade e agilidade. 


Portanto, essa integração de estoques é fundamental para garantir a eficiência e a sincronização na operação, a integração dos processos e a disponibilidade de entrega dentro do que foi prometido no marketplace. Caso contrário pode comprometer a imagem da sua empresa e do seu produto e, consequentemente, afetar o investimento realizado. 


Para isso, uma ferramenta de ERP é importante, conforme o tamanho da sua empresa. Empresas de pequeno porte, contam com soluções da Bling, por exemplo. Já as de médio porte, podem encontrar na SAP B1 ou Omie boas alternativas, enquanto as grandes empresas podem utilizar o SAP ou TOTVS, por exemplo.

Utilizar as ferramentas de Ads

Para ganhar visibilidade no universo digital, o Google Adwords pode ser um caminho muito interessante. As ferramentas de Ads funcionam por meio de links patrocinados, um tipo de pagamento por clique (PPC - Pay-Per-Click).


Isso é um instrumento importante na projeção de sua marca e produtos, que pode trazer retornos bem interessantes. Para isso é muito importante entender seus objetivos, conhecer seu potencial cliente e seus concorrentes, criar uma estratégia de palavras-chave e direcionar seus anúncios.

Proteja suas marcas e palavras-chaves

Falando em estratégia de palavras-chave, protegê-las, assim como sua marca são um cuidado que deve ser tomado constantemente por sua empresa. O mercado e a concorrência - nem sempre leal - nos mostram que existem alternativas para a captação de clientes que, muitas vezes, utilizam caminhos e estratégias fraudulentas. 


Para que sua marca esteja protegida é fundamental um monitoramento sistemático, de modo a identificar possíveis usos indevidos de sua marca ou produto em anúncios de concorrentes. 


Um trabalho de monitoramento de marcas e palavras-chaves eficiente envolve a determinação de palavras-chave e riscos relevantes, determina prioridades e monitora todos os canais em busca de fraudes ou ameaças e atua, inclusive, na notificação dos infratores. 


Contar com um trabalho de monitoramento em anúncios em marketplaces e ferramentas como Google Adwords, Bing, Yahoo de forma profissional com motores inteligentes e automatizados para análise faz toda a diferença na proteção da sua marca.


Com as soluções da Brunner Digital, você poderá contar com uma consultoria especializada e orientação sobre como a melhor forma de solução de qualquer ameaça, desde medidas administrativas até ações judiciais.


Conheça nossas soluções:


  • AdsSpy - Sistema completo e ideal para:
  • Aumentar o engajamento da marca na internet.
  • Reduzir a concorrência no topo das pesquisas.
  • Diminuir o custo por clique (CPC).
  • Melhorar o alcance no Google Ads.


  • ShopSpy - Sistema completo e ideal para:
  • Melhorar as vendas nos marketplaces.
  • Aumentar o engajamento da marca na internet.
  • Eliminar casos de concorrência desleal e aproveitamento.
  • Acompanhar como sua marca é usada por parceiros e afiliados.
  • Evitar casos de falsificação e pirataria.


Seu investimento em um marketplace não pode correr riscos desnecessários. Investir na sua marca requer cuidados e suporte profissional, afinal o que está em jogo é o ROI que você realizou!

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