Inserir a marca da empresa na vida e na rotina das pessoas é uma das principais receitas para o sucesso do negócio. Para isso, é necessário construir uma imagem consolidada e manter uma comunicação alinhada e com boa presença. Neste sentido, o fortalecimento por meio da junção entre marketing de performance e branding é um excelente caminho.
Uma receita de sucesso para o fortalecimento e construção de uma marca conta com a união entre algumas estratégias: mídia com foco em vendas, marketing de conteúdo e inbound marketing. Juntas, essas estratégias resultam em potencialização de performance e geram maiores chances de obter o que prevê o planejamento estratégico da companhia.
Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o marketing de performance, branding e a importância de proteger a sua marca na internet. Confira!
Aqui, estamos falando de uma estratégia de mídia com foco total em vendas. É com esse método que as empresas conseguem aperfeiçoar a precisão das informações e da mensuração dos resultados de suas campanhas. Hoje, com a importância cada vez maior do ambiente digital, a forma de apresentar uma empresa ou oferecer um produto mudou completamente, assim como o processo de compra do consumidor. Resumindo, a lógica foi invertida: não é mais a marca que aborda o cliente – é ele que a procura nos diversos canais online em que se mantém conectado diariamente.
No marketing de performance, as campanhas costumam ser mais objetivas, com foco em conversão e abordagem direta das características do produto e preço, o que permite que a mensuração seja precisa do ponto de vista da conversão do cliente e dos resultados obtidos.
Obviamente, as métricas também variam de acordo com o negócio da empresa. De forma geral, elas monitoram alguns KPIs importantes, como receita, ROI, taxa de conversão, ticket médio etc.
Também conhecido como gestão de marca, o branding consiste no conjunto de ações voltadas para a construção da leitura, interpretação e percepção de marca. Ou seja, trata-se de uma abordagem que reúne todas as técnicas necessárias para transmitir uma mensagem desejada sobre o empreendimento para o público.
Se você deseja atingir o público jovem, por exemplo, deve adotar uma gestão que aproxime a marca desse mercado. Com ações engessadas e muito formais, é provável que os resultados predefinidos não sejam atingidos. Já com um posicionamento mais descolado e moderno, as chances de melhores resultados aumentam.
Quando o branding é bem feito, ele é capaz de despertar sensações e criar laços sinceros com o público. É uma das maneiras de aproximar o relacionamento com o cliente e expandir as chances de conquistar vendas. Portanto, no branding nós falamos mais sobre a história da marca e seu propósito, sem entrar em detalhes ou mencionar valores, condições de compra ou promoções.
Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), cerca de 150 mil lojas começaram a fazer vendas online em 2020, o que evidencia como a concorrência no mercado está crescendo cada vez mais no mundo virtual.
Além disso, uma matéria publicada no portal Terra mostra que 97% dos negócios brasileiros têm presença online e a estimativa é de que até 2024 haja um aumento de 61,9% no investimento da publicidade digital por parte das empresas.
Sabe o que esses dados significam? Que já existe uma preocupação com a junção do marketing de performance e branding no mercado. Afinal, branding e performance não devem caminhar em direções opostas. Uma boa estratégia deve trabalhar dados, tecnologia e criatividade com foco na geração de boas experiências aos consumidores.
Você sabia que a sua marca pode estar sendo usada indevidamente neste exato momento na internet? E o pior: isso pode fazer com que alguns dos seus principais clientes sejam desviados para a concorrência. Ou seja, é melhor proteger o seu negócio!
A Brunner Digital é uma plataforma que monitora e protege suas marcas, identificando e registrando o uso indevido em anúncios de concorrentes nos diversos canais digitais e marketplaces.
Nós usamos um motor inteligente e automatizado para análise que identifica anúncios indevidos em ferramentas de busca paga, como Google AdWords, Bing, Yahoo e também em marketplaces, como Mercado Livre, Submarino, Americanas, entre outros.
Prestamos toda a consultoria e orientação sobre a melhor forma de solução de qualquer ameaça, desde medidas administrativas até ações jurídicas!