As ferramentas de busca na Internet são uma importante ferramenta de marketing digital por conseguir destacar, para usuários já segmentados, publicidade de forma destacada, constante nos resultados da pesquisa como links patrocinados.
A pesquisa na Internet já faz parte de nosso cotidiano e, segundo dados do Google, mais de 70% dos consumidores recorrem a consulta daquilo que estão por adquirir antes de concretizar qualquer negócio, seja on ou offline.
Assim, como a publicação assinala, usar a marca de concorrente para redirecionar o resultado destas pesquisas é um ato de concorrência desleal, em razão da possibilidade de desvio de clientela. Pode ser, ainda, publicidade enganosa, já que o consumidor pesquisa pelo que quer, e acha o que não busca.
A principal ferramenta para controle de atos deste tipo é o monitoramento, que diariamente pesquisa e registra os casos considerados suspeitos, dando oportunidade ao dono da marca de saber o que acontece com sua marca no mundo digital, podendo atuar em casos que possam lhe causar prejuízos.
Fonte:
Diário de Justiça