As novas regras de publicidade médica já estão em vigor, trazendo consigo uma liberdade inédita para médicos e clínicas na divulgação de seus serviços. Esta mudança abre um vasto campo de possibilidades para o marketing na saúde, permitindo a promoção de equipamentos, a utilização de imagens de pacientes (com a devida autorização), e a divulgação de preços e promoções. Mais do que nunca, é possível mostrar o valor e a qualidade dos serviços médicos de forma direta e inovadora.
No entanto, este novo horizonte requer uma navegação cuidadosa. A ética profissional e as regras concorrenciais estabelecem limites claros para evitar práticas desleais, como a concorrência parasitária. Um exemplo já observado que é totalmente punível é o uso do nome de médicos conhecidos para promoção própria, de forma que, quando este profissional é pesquisado, médicos ou clínica atuante na mesma especialidade é mostrada no resultado de pesquisa,
Para profissionais do marketing e do direito, surge o desafio de explorar estas novas possibilidades com responsabilidade, garantindo que a publicidade médica não só atenda às necessidades do mercado, mas também respeite os direitos dos pacientes e a integridade profissional.
As novas regras acompanham o dinamismo da era digital e das mídias sociais em uma área que, até então, era engessada por normas que impediam toda a forma de divulgação dos trabalhos. Geram maiores possibilidades aos médicos e clinicas e aos profissionais de marketing, que possuem um novo nicho a ser explorado.
Fonte:
BN Saúde