Com a invasão de hackers a alguns marketplaces pertencentes ao grupo B2W, deixando gigantes como Americanas, Submarino e Shoptime fora do ar, a discussão sobre proteção dos nossos dados vem à tona.
Não é novidade que, buscando atingir o maior número de consumidores possíveis, os anunciantes, sejam eles pequenas ou grandes empresas, recorrem aos #marketplaces como canal de vendas de seus produtos. Contam com a confiabilidade que essas grandes marcas trazem para alavancar suas vendas e pegar um atalho para conquistar a confiança do consumidor. Afinal, na B2W, já são quase 50 milhões de clientes acumulados só no último ano.
Todavia, quando a segurança dessas plataformas é colocada em cheque, esta ainda é uma boa estratégia? Afinal, a confiança dos consumidores reside na grande marca e não no anunciante que está por trás do produto.
Assim, como esses gigantes do varejo podem proceder para garantir que, tanto os anunciantes, que dependem da confiabilidade que a marca traz, como consumidores, sintam segurança em utilizar seus serviços?
Não tratar ataques cibernéticos ou falhas como uma possibilidade, mas sim uma realidade é o primeiro passo. Com isso, quando a falha acontece, a empresa já está preparada para lidar com esta situação por todos os ângulos.
Destacamos aqui a importância, portanto, de estar em conformidade com a LGPD e com todos os documentos exigidos atualizados. Assim, além de mostrar ao consumidor que fez o que podia para evitar que aquilo ocorresse, a empresa comprova à ANPD que fez sua parte.
Estudo Exclusivo Brunner Digital - Guia comparativo entre os principais Marketplaces brasileiros