Brand-bidding, ad-hijackers, CPC: conheça expressões do mercado de anúncios digitais
Em uma conversa ou reunião, você já deve ter se deparado com palavras que soam estranhas, e compreendê-las era fundamental para captar o contexto de toda a conversa. Com receio de perguntar, permaneceu em silêncio e, assim, perdeu uma ótima oportunidade de contribuir com a pauta do dia.
Assim como outras profissões, o marketing tem um verdadeiro dicionário de expressões que só são utilizadas lá, principalmente quando falamos do mercado de anúncios digitais. Por isso, montamos um guia completo para você dominar de vez este assunto e tirar de letra a próxima reunião. Confira!
Expressões comuns do mercado de anúncios digitais
KPI
Os Key-Performance-Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho são as métricas selecionadas e analisadas especificamente de acordo com os objetivos estabelecidos para a campanha da sua marca. Com elas você poderá analisar os problemas e oportunidades, além de estabelecer métodos para lidar com os cenários encontrados.
Mecanismos de busca
São os sites como Google, Ask, Baidu, Safari e Yahoo utilizados para pesquisar assuntos diversos. Estas plataformas também disponibilizam anúncios que você poderá comprar para divulgar a sua empresa.
CPC
O Custo Por Clique é uma das formas de se pagar pelo anúncio que deseja veicular. Nesta modalidade, você pagará cada vez que alguém clicar em seu ads.
CPM
No Custo Por Mil, o anunciante pagará a cada 1000 vezes em que o anúncio for visto por sua audiência.
Impressões
Impressões nada mais são do que o número de vezes em que o seu anúncio foi exibido para uma audiência.
Tráfego
O tráfego é caracterizado pelo volume de usuários que chega ao seu site. Pode ser dividido em tráfego orgânico (quando ele chega em seu endereço por meio de pesquisa ou post orgânico com link) e tráfego pago (quando você paga para exibir anúncios que o direcionam para o endereço em específico).
Ads
Ads é o termo em inglês utilizado para denominar os anúncios veiculados digitalmente.
Conversão
Dizemos que um lead foi convertido quando ele cumpre o objetivo da campanha. Seja uma venda, o download de um material ou um orçamento.
CTA
O Call To Action é uma sentença curta que tem o objetivo de fazer com que o público-alvo faça a ação que desejamos. São bons exemplos: compre!, baixe o e-book, inscreva-se, e etc.
Lead
Leads são todos os potenciais clientes para a sua empresa.
CAC
O Custo de Aquisição por Cliente calcula o custo total que a empresa terá para adquirir cada novo cliente dentro da estratégia utilizada.
ROI
O Return On Investment ou Retorno Sobre Investimento é um cálculo que garante que somente estratégias que são lucrativas sejam empregadas.
SEO
Um termo muito utilizado mas que ainda gera confusão. Search Engine Optimization é a Otimização para
Motores de Busca onde utilizam-se uma série de técnicas para que o seu site seja favorecido e obtenha mais acessos dos seus potenciais clientes.
CPA
O Custo Por Ação é o valor estabelecido que será pago após o seu lead completar a ação desejada. Seja um cadastro, uma compra ou a assinatura de uma newsletter.
SEM
O Search Engine Marketing ou Marketing para Mecanismos de Busca une a tática dos links patrocinados com o SEO para potencializar os resultados em um menor prazo de tempo.
Bounce Rate
A taxa de rejeição é calculada com base no quão rápido os usuários saem da sua página sem concluir nenhuma ação.
Expressões voltadas a crimes digitais
Sequestro de anúncios
O sequestro de anúncios ocorre quando um afiliado da sua marca faz uma cópia exata do seu ads e veicula, se apropriando do seu conteúdo e desviando o tráfego que iria do seu site para o site dele.
Brand-bidding
No brand-bidding, marcas se apropriam das palavras-chave da sua empresa para promover o seu negócio. Por exemplo, a marca X compra a palavra-chave da marca Y. Toda vez que um usuário pesquisar o termo Y, vai se deparar primeiro com o site da empresa X. Com isso, a empresa que se apropriou de um termo que não é dela, desvia o tráfego para o seu site, exercendo
concorrência desleal.
Ad-hijackers
Outro termo que se refere à prática de sequestro de anúncios.
Brand-bidders
São as pessoas que se utilizam de formas ilícitas de roubo de tráfego como o ad-hijackers e brand-bidding.
Felizmente, você pode contar com a proteção de uma plataforma completa de monitoramento e proteção de marca, que garante o registro de anúncios irregulares 24h por dia. Conheça o AdsSpy:
>>> Leia também:
Concorrência desleal: o que é e como identificar a prática?
