O marketing digital de performance se mostra cada vez mais importante para quem deseja obter ou acompanhar resultados de desempenho na internet, principalmente com a evolução crescente dos compradores online. E é por isso que as palavras-chave de marca se tornaram essenciais para as empresas.
Também conhecidas como branded keywords, elas são usadas pelos potenciais clientes de um negócio para buscar informações mais específicas sobre um produto ou serviço da marca.
Resumidamente, os clientes já sabem que determinado produto ou serviço pode ser encontrado nas ofertas de determinada empresa, mas precisam de mais informações antes de tomar uma decisão, fazer comparações, indicar para terceiros etc.
Portanto, as palavras-chave de marca são pesquisas realizadas já próximas do momento de conversão da compra ou que potencializam gradativamente uma oportunidade de venda. Trata-se de uma oportunidade extremamente valiosa para as empresas.
As branded keywords
podem ter o nome da marca ou do produto, como, por exemplo: “Google Home”, “iFood music fest” ou “Uber Eats”. As pesquisas já são direcionadas à marca e, com isso, o consumidor encontrará informações que incentivarão ou esclarecerão dúvidas para uma possível compra.
Na prática, as branded keywords se mostram imprescindíveis para o planejamento estratégico virtual da empresa. Afinal, podem contribuir diretamente no aprimoramento das suas páginas e das estratégias adotadas, além de acelerar as vendas do negócio.
Abaixo, listamos algumas das principais vantagens das palavras-chave de marca:
A equipe de marketing poderá identificar novas oportunidades de negócio, já que será possível criar um novo segmento de atuação ao perceber uma demanda crescente do público a partir das buscas com branded keywords. Ou seja, as possibilidades são diversas e permitem explorar caminhos que antes não eram considerados.
As palavras-chave de marca permitem que você entenda quais são as reais necessidades do seu público-alvo. Como se tratam de termos mais específicos, elas permitem que você direcione os seus esforços para aumentar o tráfego nas páginas.
Uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo depende bastante de uma boa segmentação. Quanto mais direcionado for o seu material para o público correto, maiores as chances de causar um impacto relevante em sua marca. Para isso, a mensagem precisa ser mais refinada e de acordo com as expectativas da sua audiência.
As branded keywords também permitem que você encontre com mais facilidade feedbacks e avaliações dos clientes sobre os seus produtos ou serviços. Aqui, o objetivo é que a empresa identifique quais são as críticas mais constantes e quais temas são mais impactados pelas reclamações. Então, ao notar que um produto sofre bastante com feedbacks negativos, você poderá realizar as alterações necessárias.
Sim, a sua marca pode estar sendo usada indevidamente neste exato momento na internet. E o pior: isso pode fazer com que potenciais clientes sejam desviados para a concorrência.
Enquanto você investe para manter um bom posicionamento, seus concorrentes ou até mesmo afiliados podem estar na disputa por uma parte das suas vendas, redirecionando através de anúncios os resultados que aparecem para o seu público-alvo no Google e outras plataformas.
O seu cliente está procurando por você, mas, na verdade, encontra o concorrente ou fraudadores.
A Lei de Propriedade Industrial (art. 195) considera crime o uso indevido de uma marca, com possível detenção de 3 meses a 1 ano ou multa, conforme o Código Penal, além de responsabilizar o praticante, que deve pagar indenizações sobre os possíveis prejuízos causados. Isso quer dizer que, de certa forma, as marcas registradas contam com a proteção da lei quanto ao seu uso ou reprodução sem autorização.
Para proteger a sua marca, é preciso determinar palavras-chaves de marca e os riscos relevantes, além de determinar as prioridades e monitorar todos os canais em busca de fraude ou ameaças. Ao encontrar o uso indevido de marca, você deve gerar provas e notificar os infratores para que cessem tal prática.
>>> Leia também:
Concorrência desleal online: o que é e como identificar a prática?
Proteger a sua marca na internet é um processo que exige conhecimento específico. Para garantir que ela esteja realmente protegida no Google, por exemplo, você precisará de suporte profissional capacitado.
Para tanto, é preciso um acompanhamento sistemático para verificar se os concorrentes não estão fazendo o uso indevido e desleal, como o uso de suas palavras-chaves de marca em anúncios. Tudo isso para evitar que terceiros se aproveitem de seus investimentos na construção da própria marca no melhor da oportunidade de compra.
Esse tipo de cuidado e proteção de branded keywords é feito por empresas como a Brunner Digital, que possui uma plataforma de monitoramento de marcas e profissionais experientes e preparados para garantir que anúncios desleais sejam removidos do Google, outros buscadores e até mesmo Marketplaces.
Faça um TESTE GRÁTIS da nossa solução por 14 DIAS!
Clique aqui e preencha o formulário.