CONFIRMADO – GOOGLE CONDENADO POR LINKS PATROCINADOS

10 de julho de 2024

Em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de ontem, 09.07.2024, foi mantida a condenação do Google por concorrência desleal pelo de marcas de terceiros em links patrocinados. Este julgamento destaca um problema frequente no ambiente digital, onde as empresas utilizam marcas de concorrentes para desviar tráfego e aumentar sua visibilidade. 


O que aconteceu?


O STJ confirmou a condenação do Google por permitir que anunciantes utilizassem marcas de concorrentes como palavras-chave em suas campanhas de links patrocinados. Esta prática foi considerada concorrência desleal, pois tira proveito da reputação e do reconhecimento de outras marcas para atrair consumidores.


Assim, se antes apenas o anunciante era responsabilizado em processos que envolviam o uso de marcas de terceiros no meio digital, agora o Google, como provedor de serviços, tambem é responsável, principalmente por ser o principal beneficiário pelo aumento nas disputas pelas palavras-chave envolvendo a marca, o que, certamente, aumenta do valor do CPC.


Mas e porque isso ainda acontece?


Primeiramente temos que considerar ser um crime de difícil constatação. No ambiente dinâmico da Internet, constituir prova de que sua marca está sendo usada por terceiros passa a ser um desafio.


Outro ponto a ser considerado é o valor da condenação. Em média, o valor do dano moral é de aproximadamente R$ 30.000,00, o que, para empresas como o Google e para os anunciantes, passa a ser um risco que compensa, se comparado com a lucratividade que os resultados apresentam.


Por esta razão, o monitoramento contínuo é crucial, pois acompanha sua marca 24/7 e constitui prova daquilo que é considerado suspeito, constituindo documentação tão robusta que faz com que, em mais de 95% dos casos, exista uma resolução rápida e sem a necessidade de demandas judiciais. Quer conhecer o AdsSpy??


Fonte: STJ

Golpes e crimes cibernéticos mais frequentes e como se proteger
18 de fevereiro de 2025
Saiba mais sobre os crimes cibernéticos e como proteger sua empresa de ataques e golpes, que podem atingir a clientela.
Levantamento sobre conversão de sites mostra que a taxa média dos brasileiros é de 3,5%
Por Marketing Brunner Digital 11 de fevereiro de 2025
Levantamento sobre conversão de sites em 2024 revela novas tendências no comportamento do consumidor brasileiro.
Medicamentos Falsificados: Europa e o Cenário no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 10 de fevereiro de 2025
A EUIPO (Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia), a Europol e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) uniram forças para intensificar o combate à falsificação de medicamentos, uma prática que representa riscos graves para a saúde pública.
Como reduzir o desvio de tráfego do seu site?
9 de fevereiro de 2025
Entenda o que é e como prevenir-se do desvio de tráfego.
Entenda as principais expressões do mercado de anúncios digitais.
Por Fernanda Boccuzzi 8 de fevereiro de 2025
Selecionamos as principais expressões do mercado de anúncios digitais utilizadas no cotidiano para você dominar de vez o assunto.
Links patrocinados geram disputas judiciais entre empresas
8 de fevereiro de 2025
Reportagem da Folha de São Paulo destaca aumento no número de processos envolvendo o uso indevido de marcas na configuração de campanhas publicitárias
Marketplaces na Mira: Projeto de Lei Contra Venda de Produtos Falsificados
Por Marketing Brunner Digital 6 de fevereiro de 2025
A possível responsabilização de sites e marketplaces pela venda de produtos falsificados pode mudar significativamente o cenário do comércio eletrônico.
Caso PagSeguro vs. Mercado Pago: concorrência desleal e impactos no uso de marcas no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o debate sobre concorrência desleal no uso de marcas registradas em anúncios do Google Ads ganhou ainda mais força.
Google Brasil segue sob investigação por concorrência desleal
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o Google Brasil continuou sendo alvo de investigações por práticas de concorrência desleal.
Empresas europeias seguem denunciando concorrência desleal no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 4 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, a disputa entre empresas de tecnologia e reguladores europeus se intensificou, com acusações contínuas de concorrência desleal no Google Ads.
Mais Posts
Share by: