Seguindo a tendencia dos marketplaces, desta vez foi o EBay que investiu na aquisição de ferramenta de combate à pirataria que incorpora inteligência artificial e tem por função principal monitorar e combater a venda de produtos ilegais e piratas na plataforma.
Esta tem sido uma grande preocupação das plataformas de e-commerce em geral, que cada vez mais entendem a venda de produtos piratas como prejudiciais, não só ao proprietário do direito de propriedade industrial, como ao consumidor, que acaba por adquirir um artigo de origem desconhecida.
Neste sentido, são criados canais de denúncia que, em sua grande maioria, suspendem a venda do artigo pirata até que o anunciante comprove ter direito a venda do produto, sob pena de sofrer sanções da plataforma que pode ser de suspensão temporária ou definitiva de sua conta.
Logicamente sabemos que tais medidas não conseguem exterminar por completo a venda de produtos piratas, e que o monitoramento constante é mais do que necessário para acompanhar este mercado, mas são um grande avanço na proteção aos proprietários de marcas e consumidores.
Fonte:
e-commercebrasil