No dia 26.06.2000, o Google lançou o Google Adwords, um serviço que revolucionou a forma de fazer marketing online. Essa plataforma introduziu anúncios ultra segmentados, impulsionados por palavras-chave, que se tornam visíveis apenas para aqueles que buscam termos relacionados às atividades de interesse.
De tão inovador, este sistema de marketing digital passou a ser uma das principais fontes de renda da empresa. Além disso, a forma de cobrança baseada em custo por clique (CPC) permite que pequenas e médias empresas concorram com os grandes players pela visibilidade online.
Atualmente a força das pesquisas na internet é impressionante. Mais de 70% dos negócios, independentemente de serem conduzidos online ou offline, passam por uma busca antes de serem concretizados, segundo o próprio Google.
Apesar de o Google permitir essa prática, é importante destacar que ela é considerada crime pelo nosso sistema judiciário. Isso ocorre principalmente devido ao parasitismo e à possibilidade de desvio de tráfego. A marca não conquistou sua posição na ferramenta de pesquisa gratuitamente. Certamente, houve um grande esforço para atrair seu público, e não é justo que concorrentes se aproveitem dessa oportunidade para ganhar visibilidade.
Fonte:
Google Discovery