Google Ads e a Concorrência

20 de junho de 2023

Você já se perguntou como o Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, gera receita? Uma parte significativa vem do Google Ads, e a chave para isso é a concorrência entre os anunciantes.


O Google Ads opera em um modelo de leilão, onde os anunciantes competem por palavras-chave. Quanto mais concorrência, maior o custo por clique (CPC) - e é aí que o Google lucra. E para aparecer na primeira posição, este leilão não tem fim, não sendo raro os casos onde um clique pode ultrapassar R$ 100,00.


Daí o porque ensejar a concorrência também nas palavras-chave envolvendo as marcas. Da mesma forma, quanto mais disputa, maior o CPC e maior o lucro. Mas devemos lembrar que a marca tem propriedade e cabe ao seu titular disciplinar como o uso poderá ser feito por afiliados e impedir seu uso por parte dos concorrentes. Este jamais será o objetivo do Google, já que aparecer no resultado orgânico, embora gere maior ROI, não traz qualquer retorno monetário.


Pagar para aparecer com a própria marca e deixar que terceiros usem a mesma? Esta certamente não é uma boa tática. Causa prejuízo pelo desvio do seu tráfego e aumenta o CPC atrelado as brand Keywords e quem ganha? O Google.

Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Pirataria Digital: Um Desafio Crescente para as Marcas
Por Marketing Brunner Digital 13 de março de 2025
A pirataria não se restringe apenas ao mundo físico – o ambiente digital se tornou um dos principais campos para a falsificação de produtos e violação de marcas.
Uso indevido de marcas: quais as consequências judiciais desse crime no Brasil?
10 de março de 2025
A forte concorrência atual no mercado, marcada pelo hábito de consumo da sociedade, acaba gerando uma grande competitividade entre as empresas que ofertam seus produtos e serviços. Entretanto, em muitas ocasiões o que acontece é a concorrência desleal, que é conhecida pelo uso de meios desonestos para captar clientes de terceiros.
Como otimizar o ROI de suas marcas nos marketplaces
9 de março de 2025
Veja como otimizar o ROI de seus marketplaces, uma estratégia cada vez mais usada por marcas do varejo no marketing digital.
Como unir marketing de performance e branding para o fortalecimento da marca
8 de março de 2025
Alinhamento do marketing de performance e do branding é essencial para construir uma imagem consolidada da marca no mercado. Confira!
MARCAS x NOMES DE DOMÍNIO
Por Marketing Brunner Digital 25 de fevereiro de 2025
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) tem se destacado na resolução de disputas envolvendo marcas e nomes de domínio por meio de arbitragem e mediação.
Usar nome de concorrente no Google Ads pode ter consequências civis e penais
Por Marketing Brunner Digital 24 de fevereiro de 2025
Especialistas em Direito Digital explicam as irregularidades dessa prática e as sanções aplicáveis a quem utiliza o nome de concorrentes de forma indevida.
VERISURE x MERCADOLIVRE – um aprendizado para o e-commerce.
Por Caio bdesign 24 de fevereiro de 2025
A recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo trouxe um importante precedente sobre concorrência desleal no meio digital, envolvendo a Verisure Brasil e a plataforma Mercado Livre.
Mais Posts