Google Ads e a Concorrência

20 de junho de 2023

Você já se perguntou como o Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, gera receita? Uma parte significativa vem do Google Ads, e a chave para isso é a concorrência entre os anunciantes.


O Google Ads opera em um modelo de leilão, onde os anunciantes competem por palavras-chave. Quanto mais concorrência, maior o custo por clique (CPC) - e é aí que o Google lucra. E para aparecer na primeira posição, este leilão não tem fim, não sendo raro os casos onde um clique pode ultrapassar R$ 100,00.


Daí o porque ensejar a concorrência também nas palavras-chave envolvendo as marcas. Da mesma forma, quanto mais disputa, maior o CPC e maior o lucro. Mas devemos lembrar que a marca tem propriedade e cabe ao seu titular disciplinar como o uso poderá ser feito por afiliados e impedir seu uso por parte dos concorrentes. Este jamais será o objetivo do Google, já que aparecer no resultado orgânico, embora gere maior ROI, não traz qualquer retorno monetário.


Pagar para aparecer com a própria marca e deixar que terceiros usem a mesma? Esta certamente não é uma boa tática. Causa prejuízo pelo desvio do seu tráfego e aumenta o CPC atrelado as brand Keywords e quem ganha? O Google.

Golpes e crimes cibernéticos mais frequentes e como se proteger
18 de fevereiro de 2025
Saiba mais sobre os crimes cibernéticos e como proteger sua empresa de ataques e golpes, que podem atingir a clientela.
Levantamento sobre conversão de sites mostra que a taxa média dos brasileiros é de 3,5%
Por Marketing Brunner Digital 11 de fevereiro de 2025
Levantamento sobre conversão de sites em 2024 revela novas tendências no comportamento do consumidor brasileiro.
Medicamentos Falsificados: Europa e o Cenário no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 10 de fevereiro de 2025
A EUIPO (Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia), a Europol e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) uniram forças para intensificar o combate à falsificação de medicamentos, uma prática que representa riscos graves para a saúde pública.
Como reduzir o desvio de tráfego do seu site?
9 de fevereiro de 2025
Entenda o que é e como prevenir-se do desvio de tráfego.
Entenda as principais expressões do mercado de anúncios digitais.
Por Fernanda Boccuzzi 8 de fevereiro de 2025
Selecionamos as principais expressões do mercado de anúncios digitais utilizadas no cotidiano para você dominar de vez o assunto.
Links patrocinados geram disputas judiciais entre empresas
8 de fevereiro de 2025
Reportagem da Folha de São Paulo destaca aumento no número de processos envolvendo o uso indevido de marcas na configuração de campanhas publicitárias
Marketplaces na Mira: Projeto de Lei Contra Venda de Produtos Falsificados
Por Marketing Brunner Digital 6 de fevereiro de 2025
A possível responsabilização de sites e marketplaces pela venda de produtos falsificados pode mudar significativamente o cenário do comércio eletrônico.
Caso PagSeguro vs. Mercado Pago: concorrência desleal e impactos no uso de marcas no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o debate sobre concorrência desleal no uso de marcas registradas em anúncios do Google Ads ganhou ainda mais força.
Google Brasil segue sob investigação por concorrência desleal
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o Google Brasil continuou sendo alvo de investigações por práticas de concorrência desleal.
Empresas europeias seguem denunciando concorrência desleal no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 4 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, a disputa entre empresas de tecnologia e reguladores europeus se intensificou, com acusações contínuas de concorrência desleal no Google Ads.
Mais Posts
Share by: