Você já se perguntou como o Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, gera receita? Uma parte significativa vem do Google Ads, e a chave para isso é a concorrência entre os anunciantes.
O Google Ads opera em um modelo de leilão, onde os anunciantes competem por palavras-chave. Quanto mais concorrência, maior o custo por clique (CPC) - e é aí que o Google lucra. E para aparecer na primeira posição, este leilão não tem fim, não sendo raro os casos onde um clique pode ultrapassar R$ 100,00.
Daí o porque ensejar a concorrência também nas palavras-chave envolvendo as marcas. Da mesma forma, quanto mais disputa, maior o CPC e maior o lucro. Mas devemos lembrar que a marca tem propriedade e cabe ao seu titular disciplinar como o uso poderá ser feito por afiliados e impedir seu uso por parte dos concorrentes. Este jamais será o objetivo do Google, já que aparecer no resultado orgânico, embora gere maior ROI, não traz qualquer retorno monetário.
Pagar para aparecer com a própria marca e deixar que terceiros usem a mesma? Esta certamente não é uma boa tática. Causa prejuízo pelo desvio do seu tráfego e aumenta o CPC atrelado as brand Keywords e quem ganha? O Google.