Google é responsabilizado por concorrência desleal

23 de janeiro de 2025

O Google tem enfrentado condenações por concorrência desleal por conta de práticas envolvendo anúncios no Google Ads. A prática ocorre quando marcas de terceiros, que são concorrentes diretos, são usadas como palavras-chave nos anúncios.


Esse tipo de prática pode desviar clientes de forma indevida, prejudicando empresas que têm suas marcas usadas sem autorização. Nesse caso, não só o anunciante que faz o uso da marca é responsabilizado, mas também o próprio Google, já que ele ganha dinheiro oferecendo o serviço de anúncios e, por isso, deveria tomar cuidado com os impactos dessas práticas para outras empresas.


Em julho de 2024, a Terceira Turma do STJ manteve a condenação do Google em caso de concorrência desleal com links patrocinados, sustentando a decisão de segunda instância. O resultado deixa claro que tanto quem anuncia quanto a plataforma podem ser responsabilizados pelos danos causados.


*Texto atualizado. Conteúdo original publicado em setembro/2020.

Confira as últimas atualizações acerca de condenações e jurisprudência sobre concorrência desleal em anúncios do Google. 


Baixe nosso novo e-book aqui.

Golpes e crimes cibernéticos mais frequentes e como se proteger
18 de fevereiro de 2025
Saiba mais sobre os crimes cibernéticos e como proteger sua empresa de ataques e golpes, que podem atingir a clientela.
Levantamento sobre conversão de sites mostra que a taxa média dos brasileiros é de 3,5%
Por Marketing Brunner Digital 11 de fevereiro de 2025
Levantamento sobre conversão de sites em 2024 revela novas tendências no comportamento do consumidor brasileiro.
Medicamentos Falsificados: Europa e o Cenário no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 10 de fevereiro de 2025
A EUIPO (Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia), a Europol e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) uniram forças para intensificar o combate à falsificação de medicamentos, uma prática que representa riscos graves para a saúde pública.
Como reduzir o desvio de tráfego do seu site?
9 de fevereiro de 2025
Entenda o que é e como prevenir-se do desvio de tráfego.
Entenda as principais expressões do mercado de anúncios digitais.
Por Fernanda Boccuzzi 8 de fevereiro de 2025
Selecionamos as principais expressões do mercado de anúncios digitais utilizadas no cotidiano para você dominar de vez o assunto.
Links patrocinados geram disputas judiciais entre empresas
8 de fevereiro de 2025
Reportagem da Folha de São Paulo destaca aumento no número de processos envolvendo o uso indevido de marcas na configuração de campanhas publicitárias
Marketplaces na Mira: Projeto de Lei Contra Venda de Produtos Falsificados
Por Marketing Brunner Digital 6 de fevereiro de 2025
A possível responsabilização de sites e marketplaces pela venda de produtos falsificados pode mudar significativamente o cenário do comércio eletrônico.
Caso PagSeguro vs. Mercado Pago: concorrência desleal e impactos no uso de marcas no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o debate sobre concorrência desleal no uso de marcas registradas em anúncios do Google Ads ganhou ainda mais força.
Google Brasil segue sob investigação por concorrência desleal
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o Google Brasil continuou sendo alvo de investigações por práticas de concorrência desleal.
Empresas europeias seguem denunciando concorrência desleal no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 4 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, a disputa entre empresas de tecnologia e reguladores europeus se intensificou, com acusações contínuas de concorrência desleal no Google Ads.
Mais Posts
Share by: