O Google tem enfrentado condenações por concorrência desleal por conta de práticas envolvendo anúncios no Google Ads. A prática ocorre quando marcas de terceiros, que são concorrentes diretos, são usadas como palavras-chave nos anúncios.
Esse tipo de prática pode desviar clientes de forma indevida, prejudicando empresas que têm suas marcas usadas sem autorização. Nesse caso, não só o anunciante que faz o uso da marca é responsabilizado, mas também o próprio Google, já que ele ganha dinheiro oferecendo o serviço de anúncios e, por isso, deveria tomar cuidado com os impactos dessas práticas para outras empresas.
Em julho de 2024, a Terceira Turma do STJ manteve a condenação do Google em caso de concorrência desleal com links patrocinados, sustentando a decisão de segunda instância. O resultado deixa claro que tanto quem anuncia quanto a plataforma podem ser responsabilizados pelos danos causados.
*Texto atualizado. Conteúdo original publicado em setembro/2020.
Confira as últimas atualizações acerca de condenações e jurisprudência sobre concorrência desleal em anúncios do Google.