Marca como palavra-chave pode ser usada em campanhas de anúncios?

12 de janeiro de 2022

Vamos relembrar o que é uma palavra-chave em um anúncio no Google Ads: de acordo com a definição do próprio Google, palavras-chave são “palavras ou frases que descrevem seu produto ou serviço selecionadas para determinar quando e onde seu anúncio pode ser exibido”.


Assim, as palavras-chave que você escolhe são usadas para exibir seus anúncios quando alguém faz uma pesquisa no Google. Elas também são usadas para determinar a correspondência entre seu anúncio e os sites da Rede do Google relacionados.


Já uma campanha, ainda segundo o Google, é “um conjunto de grupos de anúncios (anúncios, palavras-chave e lances) que compartilham um orçamento, uma segmentação por local e outras configurações. As campanhas são usadas com frequência para organizar categorias de produtos ou serviços que você oferece”.

E palavra-chave com marca de concorrente, pode?

Não pode! Como vimos no começo, você pode utilizar sua marca como palavra-chave em seu anúncio, mas jamais, em nenhum momento, usar a marca do concorrente como palavra-chave.


Além de ser considerada uma prática imoral e mal vista pelo mercado, isso é crime de concorrência desleal (clique aqui e saiba mais) e já há jurisprudência consolidada nesse sentido. Para entender melhor, oficialmente o Google somente aceita reclamações do nome de concorrentes em um anúncio quando este está no título ou em sua descrição.


Só que aí tem uma pegadinha que muitas empresas mal intencionadas se aproveitam. Como o Google permite que seja usada marca como palavra-chave, qualquer concorrente – por má-fé - pode usar o nome ou a marca da sua empresa na lista de palavras-chave patrocinadas.

O que fazer para evitar isso?

O principal cuidado para monitorar e, consequentemente, evitar o uso de sua marca por concorrentes em anúncios do Google Ads é fazer um acompanhamento sistemático, simulando buscas constantes. 


Para fazer essa pesquisa, use uma janela anônima (para não ter influência do cache e remarketing) e digite sua marca entre aspas, por exemplo, “Coca Cola”. Isso evita buscas parciais e correlação. Se aparecer alguma ocorrência de concorrentes, tire print screen mostrando toda a tela, inclusive a data. Isso pode ser útil em eventuais providências, como veremos abaixo.

Minha marca foi usada por um concorrente. O que fazer?

Você identificou sua marca em um anúncio que não é da sua empresa? O primeiro passo é tentar um caminho mais simples, o diálogo. Para isso, entre em contato com a área de marketing da empresa que está usando sua marca e peça para retirarem imediatamente sua marca do anúncio.


Outra alternativa é uma saída usada antes de ingressar com um processo, enviando uma notificação extrajudicial solicitando a retirada dos termos da sua marca do anúncio. Essa notificação é redigida por um advogado, que saberá utilizar as estratégias mais assertivas.


Nada disso surtiu efeito? O caminho então é mover um processo na Justiça. Para isso reúna todas as provas possíveis, como vimos acima, e busque orientação profissional de um advogado, de preferência um especialista no assunto, que terá condições de tratar da parte técnica. Aliás, já há vitórias nos processos movidos por empresas que tiveram suas marcas usadas indevidamente em anúncios no Google Ads. 


>>> Veja como a jurisprudência já protege as marcas contra o desvio de tráfego no Brasil

Ebook Jurisprudência 2024

A importância do monitoramento de marca

Como a gente explorou acima, para você ter sucesso no Google, manter sua marca protegida exige monitoramento deve ser uma tarefa constante. Isso pode ser feito internamente ou por empresas especializadas, que vão trabalhar para revisar a performance da sua conta, ou seja, o status e o alcance dos seus anúncios e palavras-chave.


>>>  Conheça o AdsSpy, a plataforma mais completa para proteger suas marcas contra o desvio de tráfego online:

AdsSpy

Toda essa análise envolve, além do uso de sua marca por concorrentes, o status, o CTR (taxa de cliques) - um dos principais indicadores que mostram a frequência com que os interessados clicam no seu anúncio depois de vê-lo -, o CPC (custo por clique) - o valor médio que você paga cada vez que alguém clica no seu anúncio – e o índice de qualidade, que mede o desempenho das suas palavras-chave.


Marca é um bem imensurável e intangível da sua empresa. Por isso, zelar por ela é um investimento. 

Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Pirataria Digital: Um Desafio Crescente para as Marcas
Por Marketing Brunner Digital 13 de março de 2025
A pirataria não se restringe apenas ao mundo físico – o ambiente digital se tornou um dos principais campos para a falsificação de produtos e violação de marcas.
Uso indevido de marcas: quais as consequências judiciais desse crime no Brasil?
10 de março de 2025
A forte concorrência atual no mercado, marcada pelo hábito de consumo da sociedade, acaba gerando uma grande competitividade entre as empresas que ofertam seus produtos e serviços. Entretanto, em muitas ocasiões o que acontece é a concorrência desleal, que é conhecida pelo uso de meios desonestos para captar clientes de terceiros.
Como otimizar o ROI de suas marcas nos marketplaces
9 de março de 2025
Veja como otimizar o ROI de seus marketplaces, uma estratégia cada vez mais usada por marcas do varejo no marketing digital.
Como unir marketing de performance e branding para o fortalecimento da marca
8 de março de 2025
Alinhamento do marketing de performance e do branding é essencial para construir uma imagem consolidada da marca no mercado. Confira!
MARCAS x NOMES DE DOMÍNIO
Por Marketing Brunner Digital 25 de fevereiro de 2025
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) tem se destacado na resolução de disputas envolvendo marcas e nomes de domínio por meio de arbitragem e mediação.
Usar nome de concorrente no Google Ads pode ter consequências civis e penais
Por Marketing Brunner Digital 24 de fevereiro de 2025
Especialistas em Direito Digital explicam as irregularidades dessa prática e as sanções aplicáveis a quem utiliza o nome de concorrentes de forma indevida.
VERISURE x MERCADOLIVRE – um aprendizado para o e-commerce.
Por Caio bdesign 24 de fevereiro de 2025
A recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo trouxe um importante precedente sobre concorrência desleal no meio digital, envolvendo a Verisure Brasil e a plataforma Mercado Livre.
Mais Posts