Marca como palavra-chave pode ser usada em campanhas de anúncios?

12 de janeiro de 2022

Vamos relembrar o que é uma palavra-chave em um anúncio no Google Ads: de acordo com a definição do próprio Google, palavras-chave são “palavras ou frases que descrevem seu produto ou serviço selecionadas para determinar quando e onde seu anúncio pode ser exibido”.


Assim, as palavras-chave que você escolhe são usadas para exibir seus anúncios quando alguém faz uma pesquisa no Google. Elas também são usadas para determinar a correspondência entre seu anúncio e os sites da Rede do Google relacionados.


Já uma campanha, ainda segundo o Google, é “um conjunto de grupos de anúncios (anúncios, palavras-chave e lances) que compartilham um orçamento, uma segmentação por local e outras configurações. As campanhas são usadas com frequência para organizar categorias de produtos ou serviços que você oferece”.

E palavra-chave com marca de concorrente, pode?

Não pode! Como vimos no começo, você pode utilizar sua marca como palavra-chave em seu anúncio, mas jamais, em nenhum momento, usar a marca do concorrente como palavra-chave.


Além de ser considerada uma prática imoral e mal vista pelo mercado, isso é crime de concorrência desleal (clique aqui e saiba mais) e já há jurisprudência consolidada nesse sentido. Para entender melhor, oficialmente o Google somente aceita reclamações do nome de concorrentes em um anúncio quando este está no título ou em sua descrição.


Só que aí tem uma pegadinha que muitas empresas mal intencionadas se aproveitam. Como o Google permite que seja usada marca como palavra-chave, qualquer concorrente – por má-fé - pode usar o nome ou a marca da sua empresa na lista de palavras-chave utilizadas pelos usuários.

O que fazer para evitar isso?

O principal cuidado para monitorar e, consequentemente, evitar o uso de sua marca por concorrentes em anúncios do Google Ads é fazer um acompanhamento sistemático, simulando buscas constantes. 


Para fazer essa pesquisa, use uma janela anônima (para não ter influência do cache e remarketing) e digite sua marca entre aspas, por exemplo, “Coca Cola”. Isso evita buscas parciais e correlação. Se aparecer alguma ocorrência de concorrentes, tire print screen mostrando toda a tela, inclusive a data. Isso pode ser útil em eventuais providências, como veremos abaixo.

Minha marca foi usada por um concorrente. O que fazer?

Você identificou sua marca em um anúncio que não é da sua empresa? O primeiro passo é tentar um caminho mais simples, o diálogo. Para isso, entre em contato com a área de marketing da empresa que está usando sua marca e peça para retirarem imediatamente sua marca do anúncio.


Outra alternativa é uma saída usada antes de ingressar com um processo, enviando uma notificação extrajudicial solicitando a retirada dos termos da sua marca do anúncio. Essa notificação é redigida por um advogado, que saberá utilizar as estratégias mais assertivas.


Nada disso surtiu efeito? O caminho então é mover um processo na Justiça. Para isso reúna todas as provas possíveis, como vimos acima, e busque orientação profissional de um advogado, de preferência um especialista no assunto, que terá condições de tratar da parte técnica. Aliás, já há vitórias nos processos movidos por empresas que tiveram suas marcas usadas indevidamente em anúncios no Google Ads. 


>>> Veja como a jurisprudência já protege as marcas contra o desvio de tráfego no Brasil

Ebook Jurisprudência 2024

A importância do monitoramento de marca

Como a gente explorou acima, para você ter sucesso no Google, manter sua marca protegida exige monitoramento deve ser uma tarefa constante. Isso pode ser feito internamente ou por empresas especializadas, que vão trabalhar para revisar a performance da sua conta, ou seja, o status e o alcance dos seus anúncios e palavras-chave.


>>>  Conheça o AdsSpy, a plataforma mais completa para proteger suas marcas contra o desvio de tráfego online:

AdsSpy

Toda essa análise envolve, além do uso de sua marca por concorrentes, o status, o CTR (taxa de cliques) - um dos principais indicadores que mostram a frequência com que os interessados clicam no seu anúncio depois de vê-lo -, o CPC (custo por clique) - o valor médio que você paga cada vez que alguém clica no seu anúncio – e o índice de qualidade, que mede o desempenho das suas palavras-chave.


Marca é um bem imensurável e intangível da sua empresa. Por isso, zelar por ela é um investimento. 

Golpes e crimes cibernéticos mais frequentes e como se proteger
18 de fevereiro de 2025
Saiba mais sobre os crimes cibernéticos e como proteger sua empresa de ataques e golpes, que podem atingir a clientela.
Levantamento sobre conversão de sites mostra que a taxa média dos brasileiros é de 3,5%
Por Marketing Brunner Digital 11 de fevereiro de 2025
Levantamento sobre conversão de sites em 2024 revela novas tendências no comportamento do consumidor brasileiro.
Medicamentos Falsificados: Europa e o Cenário no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 10 de fevereiro de 2025
A EUIPO (Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia), a Europol e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) uniram forças para intensificar o combate à falsificação de medicamentos, uma prática que representa riscos graves para a saúde pública.
Como reduzir o desvio de tráfego do seu site?
9 de fevereiro de 2025
Entenda o que é e como prevenir-se do desvio de tráfego.
Entenda as principais expressões do mercado de anúncios digitais.
Por Fernanda Boccuzzi 8 de fevereiro de 2025
Selecionamos as principais expressões do mercado de anúncios digitais utilizadas no cotidiano para você dominar de vez o assunto.
Links patrocinados geram disputas judiciais entre empresas
8 de fevereiro de 2025
Reportagem da Folha de São Paulo destaca aumento no número de processos envolvendo o uso indevido de marcas na configuração de campanhas publicitárias
Marketplaces na Mira: Projeto de Lei Contra Venda de Produtos Falsificados
Por Marketing Brunner Digital 6 de fevereiro de 2025
A possível responsabilização de sites e marketplaces pela venda de produtos falsificados pode mudar significativamente o cenário do comércio eletrônico.
Caso PagSeguro vs. Mercado Pago: concorrência desleal e impactos no uso de marcas no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o debate sobre concorrência desleal no uso de marcas registradas em anúncios do Google Ads ganhou ainda mais força.
Google Brasil segue sob investigação por concorrência desleal
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o Google Brasil continuou sendo alvo de investigações por práticas de concorrência desleal.
Empresas europeias seguem denunciando concorrência desleal no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 4 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, a disputa entre empresas de tecnologia e reguladores europeus se intensificou, com acusações contínuas de concorrência desleal no Google Ads.
Mais Posts
Share by: