Decisão do STJ livra Madero de comprovar ter o melhor hamburger do mundo e acende um alerta sobre o uso destas expressões sob o ponto de vista do marketing.
Se por um lado, a alegação de ter o melhor hambúrguer do mundo pode ser vista como uma estratégia de marketing agressiva que visa atrair a atenção dos consumidores e diferenciar-se da concorrência, por outro pode ser vista como uma prática desleal, especialmente nestes casos onde é difícil ter evidências que respaldem a afirmação.
Pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária do CONAR, os anúncios não podem fazer afirmações falsas ou enganosas sobre o produto ou serviço anunciado. Além disso, a publicidade não pode usar superlativos absolutos ou expressões que sugiram que um produto ou serviço é o melhor ou o único sem que existam evidências que comprovem essa afirmação.
No geral, a publicidade deve ser clara e precisa, sem exageros ou afirmações enganosas. É importante lembrar que o CONAR pode avaliar e julgar caso haja uma denúncia de que uma propaganda violou o código.
Fonte:
CONJUR