QuintoAndar vs. 10ºAndar: Justiça protege marca original

23 de janeiro de 2024

No mundo digital, sabemos que a construção de uma marca demanda tempo, trabalho e é um fator de peso para o sucesso. Recentemente, o caso QuintoAndar vs. 10ºAndar nos deu uma aula valiosa sobre o tema.


A justiça determinou que a empresa 10ºAndar, ao escolher um nome que lembra o já estabelecido concorrente QuintoAndar, cruzou a linha da concorrência desleal. Não se trata de semelhança acidental, mas de uma clara e não autorizada referência à marca original.


Quando uma marca se aproxima demais de outra, ela confunde os consumidores e entra no terreno do que chamamos de "parasitismo de marca". E a utilização de termos similares é apenas uma entre as diversas práticas recorrentes no universo online.


Para os profissionais de marketing e branding, isso é um lembrete importante. A escolha do nome da sua marca não é apenas uma questão de soar bem. É sobre criar uma identidade única, respeitosa e distinta, que possa ser reconhecida como tal.


Outro exemplo pouco conhecido, mas bastante empregado por marcas irresponsáveis, é o chamado brand bidding - prática na qual uma empresa compra anúncios para serem exibidos aos visitantes que buscam por outra marca, geralmente melhor posicionada no mercado - desviando assim parte do tráfego que seria direcionado para a marca lesada.


Para proteger suas marcas nos canais digitais e garantir o retorno de seus investimentos em marketing e mídias digitais, conte com a plataforma da Brunner Digital em todos os momentos - do registro, monitoramento à proteção de sua marca online.


Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Golpes e crimes cibernéticos mais frequentes e como se proteger
18 de fevereiro de 2025
Saiba mais sobre os crimes cibernéticos e como proteger sua empresa de ataques e golpes, que podem atingir a clientela.
Levantamento sobre conversão de sites mostra que a taxa média dos brasileiros é de 3,5%
Por Marketing Brunner Digital 11 de fevereiro de 2025
Levantamento sobre conversão de sites em 2024 revela novas tendências no comportamento do consumidor brasileiro.
Medicamentos Falsificados: Europa e o Cenário no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 10 de fevereiro de 2025
A EUIPO (Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia), a Europol e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) uniram forças para intensificar o combate à falsificação de medicamentos, uma prática que representa riscos graves para a saúde pública.
Como reduzir o desvio de tráfego do seu site?
9 de fevereiro de 2025
Entenda o que é e como prevenir-se do desvio de tráfego.
Entenda as principais expressões do mercado de anúncios digitais.
Por Fernanda Boccuzzi 8 de fevereiro de 2025
Selecionamos as principais expressões do mercado de anúncios digitais utilizadas no cotidiano para você dominar de vez o assunto.
Links patrocinados geram disputas judiciais entre empresas
8 de fevereiro de 2025
Reportagem da Folha de São Paulo destaca aumento no número de processos envolvendo o uso indevido de marcas na configuração de campanhas publicitárias
Marketplaces na Mira: Projeto de Lei Contra Venda de Produtos Falsificados
Por Marketing Brunner Digital 6 de fevereiro de 2025
A possível responsabilização de sites e marketplaces pela venda de produtos falsificados pode mudar significativamente o cenário do comércio eletrônico.
Caso PagSeguro vs. Mercado Pago: concorrência desleal e impactos no uso de marcas no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o debate sobre concorrência desleal no uso de marcas registradas em anúncios do Google Ads ganhou ainda mais força.
Google Brasil segue sob investigação por concorrência desleal
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o Google Brasil continuou sendo alvo de investigações por práticas de concorrência desleal.
Empresas europeias seguem denunciando concorrência desleal no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 4 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, a disputa entre empresas de tecnologia e reguladores europeus se intensificou, com acusações contínuas de concorrência desleal no Google Ads.
Mais Posts
Share by: