Registro de marca no Metaverso: qual sua importância e como proceder?

4 de julho de 2022

Metaverso, apontado como a nova internet mundial, exigirá alguns cuidados extras com o registro de marca. Confira!


As tecnologias disruptivas criadas na última década estão gerando novos desafios ao sistema jurídico de propriedade intelectual. Uma das novidades mais recentes, por exemplo, é a criação do Metaverso, mundo virtual 3D totalmente imersivo e interativo, que tem o objetivo de conectar pessoas.

 

Trata-se da vida real replicada em um ambiente online. Ou seja, você poderá circular por espaços virtuais interagindo social e comercialmente com pessoas e empresas por meio de um avatar (um personagem online, como se fosse um jogo).


Isso significa que agora o registro de marca no Metaverso também é importante?


A resposta é sim! Principalmente para as empresas que têm o Metaverso como objetivo de mercado, já que o registro tradicional, na grande maioria das vezes, não tem o escopo de proteção para o ambiente virtual. Entretanto, é necessário destacar que este registro não se dá no ambiente do Metaverso. Trata-se de um registro de marca tradicional, prevendo as atividades no ambiente virtual.


Um ótimo exemplo é o McDonald’s, que já possui o registro de sua marca para os serviços físicos de alimentação e fez novos pedidos de registro nas classes relacionadas com a atuação virtual, visando a venda de produtos no ambiente do Metaverso.

Qual o impacto do Metaverso nas empresas?

Trabalhar, ganhar dinheiro, sair para jantar, assistir a um show, fazer compras, estudar... Tudo isso de forma virtual e online. Pois é… Isso será possível com o seu avatar no Metaverso, que já é apontado como a nova internet mundial, indo muito além dos jogos virtuais.


É justamente neste cenário que as empresas terão a oportunidade de lucrar no mundo virtual, já que elas poderão criar o seu próprio Metaverso para se conectar com todos os outros. Grandes marcas mundiais, inclusive, já estão se movimentando para atuar com solidez nessa nova estratégia, como a Nike, Adidas e L’Oreal.


De acordo com um estudo da consultoria canadense Emergen Research, o mercado do metaverso deve crescer 43% anualmente até 2028, alcançando um investimento de US$828 bilhões.

Por que é necessário fazer o registro de marca no Metaverso?

No Metaverso tudo será intangível, mas com valores reais. Ou seja, existirá uma economia que girará em torno desta nova maneira de consumo e, portanto, alguns problemas surgirão em breve, como plágios e pirataria.



Pense na seguinte situação: dentro dessa realidade virtual, alguém utiliza a sua marca para obter lucros indevidos. Outra possibilidade é que usem a sua persona, se passando por você para usufruir da sua autoridade e reputação para também lucrar. O que fazer diante dessa situação? Como se proteger?

Registro de marca

Neste caso, a marca goza de direitos dentro ou fora do universo virtual. Porém, como o Metaverso ainda é uma novidade com algumas incertezas, é indicado que as empresas também registrem suas marcas de forma objetiva. Por exemplo: “venda de roupas em ambientes virtuais”, “serviços de tecnologia em ambiente virtual”, e assim por diante.

Direitos autorais

Outra providência preventiva é solicitar que o seu avatar (personagem que transitará pelo Metaverso) seja elaborado de forma única por meio de profissionais especializados para que os direitos autorais sejam devidamente resguardados. Assim, caso aconteça alguma tentativa de plágio, você terá todas as documentações necessárias para tomar as providências legais.

Como proceder ao registro?

O registro da marca se dá de maneira tradicional: junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no Brasil e demais países onde a marca será explorada. Já o registro de direito autoral, poderá ser feito na Biblioteca Nacional.



Com os registros, você estará protegido no mundo virtual, mas vale lembrar que existem classificações e especificações de produtos, serviços e comércio que devem prever a exploração online.

A importância de uma consultoria especializada em registro de marcas

O Metaverso não é algo novo apenas para o mercado, mas também para os efeitos legais do mundo real neste universo virtual. É aí que está a importância de contar com profissionais especializados para fazer corretamente o registro de marcas, patentes e direitos autorais.

Uma equipe especializada solicitará o registro de maneira certeira e evitará desgastes emocionais e financeiros com erros comuns que são cometidos. 


Então, caso você tenha planos de investir no Metaverso, é importante garantir não apenas o referido registro do seu maior ativo, mas também uma adequação dele para o uso em ambiente virtual.


Para isso você pode contar com a Brunner, empresa que a mais de 9 décadas cuida das mais diversas formas de proteção de sua criatividade.



E a sua empresa? Já está preparada legalmente para a nova realidade do Metaverso?

Golpes e crimes cibernéticos mais frequentes e como se proteger
18 de fevereiro de 2025
Saiba mais sobre os crimes cibernéticos e como proteger sua empresa de ataques e golpes, que podem atingir a clientela.
Levantamento sobre conversão de sites mostra que a taxa média dos brasileiros é de 3,5%
Por Marketing Brunner Digital 11 de fevereiro de 2025
Levantamento sobre conversão de sites em 2024 revela novas tendências no comportamento do consumidor brasileiro.
Medicamentos Falsificados: Europa e o Cenário no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 10 de fevereiro de 2025
A EUIPO (Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia), a Europol e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) uniram forças para intensificar o combate à falsificação de medicamentos, uma prática que representa riscos graves para a saúde pública.
Como reduzir o desvio de tráfego do seu site?
9 de fevereiro de 2025
Entenda o que é e como prevenir-se do desvio de tráfego.
Entenda as principais expressões do mercado de anúncios digitais.
Por Fernanda Boccuzzi 8 de fevereiro de 2025
Selecionamos as principais expressões do mercado de anúncios digitais utilizadas no cotidiano para você dominar de vez o assunto.
Links patrocinados geram disputas judiciais entre empresas
8 de fevereiro de 2025
Reportagem da Folha de São Paulo destaca aumento no número de processos envolvendo o uso indevido de marcas na configuração de campanhas publicitárias
Marketplaces na Mira: Projeto de Lei Contra Venda de Produtos Falsificados
Por Marketing Brunner Digital 6 de fevereiro de 2025
A possível responsabilização de sites e marketplaces pela venda de produtos falsificados pode mudar significativamente o cenário do comércio eletrônico.
Caso PagSeguro vs. Mercado Pago: concorrência desleal e impactos no uso de marcas no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o debate sobre concorrência desleal no uso de marcas registradas em anúncios do Google Ads ganhou ainda mais força.
Google Brasil segue sob investigação por concorrência desleal
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o Google Brasil continuou sendo alvo de investigações por práticas de concorrência desleal.
Empresas europeias seguem denunciando concorrência desleal no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 4 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, a disputa entre empresas de tecnologia e reguladores europeus se intensificou, com acusações contínuas de concorrência desleal no Google Ads.
Mais Posts
Share by: