Vocês já devem ter visto em algum supermercado os produtos da NotCo. São sempre sinalizados com um “not” a frente do nome e já deixa claro que ali dentro não tem nada de origem animal. O que surpreende é que somente graças a uma IA que tudo isso é possível.
Giuseppe é o nome da IA por trás da NotCo. Foi batizado em homenagem a um pintor italiano de mesmo nome que retratava frutas e vegetais em suas obras. A inspiração veio dele já que o objetivo da NotCo é fazer arte com plantas, como bem explicou Fernando Machado, CMO da empresa.
O Giuseppe funciona do seguinte modo: é inserido, em termos bem rasos, um “DNA”, um perfil do produto com proteína animal, ele faz uma análise disso a nível molecular e devolve 5 fórmulas de produtos plant-based que ele entende que atingiriam o mesmo resultado. Com base nisso, a equipe de cientistas, aliados a chefes de cozinha, criam o produto. Esse processo vai se repetindo, se recriando até chegar ao produto final. Todo esse processo e a produção dos produtos gasta bem menos água e emite muito menos CO2 que os métodos tradicionais.
Fernando afirma que a NotCo é uma empresa de inteligência artificial, esse é o centro do negócio e é com o constante aperfeiçoamento que a IA vai nos ajudar a atingir aquilo que consideramos ser impossível. Mas somente o uso da IA não é suficiente. É essencial termos pessoas para fazer tudo isso acontecer e conseguir passar de criar um produto plant-based semelhante ao de origem animal para ser um produto melhor, seja pra nossa saúde, meio ambiente e até no gosto.
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NotCo já está conseguindo o que quer: revolucionar a indústria alimentícia uma garfada de cada vez e, assim como a apresentadora disse no início, realmente parece que tudo isso saiu diretamente de Star Trek.