PIRATARIA NA ERA DIGITAL – RÉPLICAS ORIGINAIS E DUPE

16 de maio de 2023

A pirataria na era digital não para de crescer e se antigamente existiam diferenças entre o produto original e o pirata, como costuras, etiquetas, matéria prima, hoje colocados lado a lado são artigos idênticos.


Outro ponto que desafia as marcas famosas são aqueles produtos que são anunciados como “réplicas originais” que em muitos mercados, são comprados como um ato de rebeldia às marcas famosas, acessíveis a poucos em razão de seu preço elevado.


Existe ainda, uma tendência que ganha muita força, não só nas marcas de luxo como até nos artigos cosméticos, que são os DUPEs, cujo termo vem como uma abreviação de duplicate, e são produtos que copiam o design ou ingredientes dos originais, mas não usam suas marcas.


Embora o uso de termos como réplicas originais ou dupes façam parecer que são tendências permitidas no mercado, a vendas destes artigos é considerada crime de concorrência desleal, pois faturam exclusivamente às custas dos investimentos da marca original de uma forma parasita. No digital, o monitoramento é de grande importância, sendo a única forma eficaz de identificar e constituir prova de atos deste tipo, minimizando assim os prejuízos da pirataria online.


Fonte: Expresso.PT

Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Pirataria Digital: Um Desafio Crescente para as Marcas
Por Marketing Brunner Digital 13 de março de 2025
A pirataria não se restringe apenas ao mundo físico – o ambiente digital se tornou um dos principais campos para a falsificação de produtos e violação de marcas.
Uso indevido de marcas: quais as consequências judiciais desse crime no Brasil?
10 de março de 2025
A forte concorrência atual no mercado, marcada pelo hábito de consumo da sociedade, acaba gerando uma grande competitividade entre as empresas que ofertam seus produtos e serviços. Entretanto, em muitas ocasiões o que acontece é a concorrência desleal, que é conhecida pelo uso de meios desonestos para captar clientes de terceiros.
Como otimizar o ROI de suas marcas nos marketplaces
9 de março de 2025
Veja como otimizar o ROI de seus marketplaces, uma estratégia cada vez mais usada por marcas do varejo no marketing digital.
Como unir marketing de performance e branding para o fortalecimento da marca
8 de março de 2025
Alinhamento do marketing de performance e do branding é essencial para construir uma imagem consolidada da marca no mercado. Confira!
MARCAS x NOMES DE DOMÍNIO
Por Marketing Brunner Digital 25 de fevereiro de 2025
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) tem se destacado na resolução de disputas envolvendo marcas e nomes de domínio por meio de arbitragem e mediação.
Usar nome de concorrente no Google Ads pode ter consequências civis e penais
Por Marketing Brunner Digital 24 de fevereiro de 2025
Especialistas em Direito Digital explicam as irregularidades dessa prática e as sanções aplicáveis a quem utiliza o nome de concorrentes de forma indevida.
VERISURE x MERCADOLIVRE – um aprendizado para o e-commerce.
Por Caio bdesign 24 de fevereiro de 2025
A recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo trouxe um importante precedente sobre concorrência desleal no meio digital, envolvendo a Verisure Brasil e a plataforma Mercado Livre.
Mais Posts