Adequação à LGPD: a importância do treinamento contínuo

15 de março de 2022

Veja como o treinamento das equipes é fundamental para se manter em conformidade com as novas políticas de proteção de dados



Com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o treinamento contínuo das equipes que lidam com grandes volumes de informação e dados sensíveis é fundamental para que haja uma adequação completa à norma.


Casos como o de um funcionário que foi demitido por vazamento de dados, em que a 43ª Vara do Trabalho de São Paulo atestou violação da LGPD, põe em foco a necessidade de treinar os colaboradores e manter uma política de atualização de legislações que interfiram nas atividades e possam, direta ou indiretamente, trazer prejuízo às empresas, aos clientes e aos próprios funcionários.


Isso porque a garantia da conformidade vai além de procedimentos técnicos, como mapeamento de dados, implementação de sistemas de segurança e revisão dos contratos.


Para que se sustente esse programa, é necessária uma gestão de pessoas eficiente, fazendo com que todo o time compreenda a importância do processo e da sua atuação individual para a proteção de dados.


A seguir, listamos algumas vantagens do treinamento contínuo focado nas diretrizes da LGPD. Acompanhe!

Vantagens do treinamento de equipes com foco na LGPD

Manter a conformidade com a lei requer das empresas um investimento em ações que atendam à nova política de privacidade e proteção de dados. Este é um passo importante para assegurar o cumprimento das regras e evitar, sobretudo, danos judiciais.


Por isso, ao introduzir o treinamento contínuo e certificado aos colaboradores, é possível que tal adequação seja realizada de modo mais rápido e eficaz, pois permite a cada um identificar e entender seu papel na equipe e o modo como deve proceder.


Dessa forma, as vantagens observadas são:


  • alinhamento da equipe em torno do programa de conformidade;
  • diminuição dos riscos de tratamento indevido de dados e de incidentes de segurança;
  • demonstração de responsabilidade com a lei através de iniciativas de compliance;
  • melhoria no relacionamento com os clientes;
  • criação de um diferencial competitivo através da criação de uma cultura de proteção de dados.


Além disso, ao implantar uma cultura de treinamentos, é possível conciliar-se com a lei à medida que, diante de um eventual vazamento de dados, a empresa possa estar munida de informações suficientes para comprovar que os critérios foram cumpridos.

Crescimento da marca: conformidade com a LGPD e a melhoria da reputação

Ao entender e dominar a área da proteção de dados, a empresa estabelece um diferencial competitivo crescente, que reforça os valores e a reputação da marca.

 

Portanto, quanto mais rápida for a adequação e a implementação de uma política de proteção de dados, que inclui o treinamento das equipes, maior será a vantagem da empresa frente aos concorrentes. E isso vale tanto para o aspecto legal quanto para a construção de uma imagem de segurança e confiabilidade, tão exigidas no mercado atual.



Nesse sentido, vale reforçar que um dos principais objetivos da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) é promover a conscientização e o respeito à proteção de dados através do treinamento de equipes, não só como uma forma de garantir a proteção jurídica das empresas.

Golpes e crimes cibernéticos mais frequentes e como se proteger
18 de fevereiro de 2025
Saiba mais sobre os crimes cibernéticos e como proteger sua empresa de ataques e golpes, que podem atingir a clientela.
Levantamento sobre conversão de sites mostra que a taxa média dos brasileiros é de 3,5%
Por Marketing Brunner Digital 11 de fevereiro de 2025
Levantamento sobre conversão de sites em 2024 revela novas tendências no comportamento do consumidor brasileiro.
Medicamentos Falsificados: Europa e o Cenário no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 10 de fevereiro de 2025
A EUIPO (Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia), a Europol e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) uniram forças para intensificar o combate à falsificação de medicamentos, uma prática que representa riscos graves para a saúde pública.
Como reduzir o desvio de tráfego do seu site?
9 de fevereiro de 2025
Entenda o que é e como prevenir-se do desvio de tráfego.
Entenda as principais expressões do mercado de anúncios digitais.
Por Fernanda Boccuzzi 8 de fevereiro de 2025
Selecionamos as principais expressões do mercado de anúncios digitais utilizadas no cotidiano para você dominar de vez o assunto.
Links patrocinados geram disputas judiciais entre empresas
8 de fevereiro de 2025
Reportagem da Folha de São Paulo destaca aumento no número de processos envolvendo o uso indevido de marcas na configuração de campanhas publicitárias
Marketplaces na Mira: Projeto de Lei Contra Venda de Produtos Falsificados
Por Marketing Brunner Digital 6 de fevereiro de 2025
A possível responsabilização de sites e marketplaces pela venda de produtos falsificados pode mudar significativamente o cenário do comércio eletrônico.
Caso PagSeguro vs. Mercado Pago: concorrência desleal e impactos no uso de marcas no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o debate sobre concorrência desleal no uso de marcas registradas em anúncios do Google Ads ganhou ainda mais força.
Google Brasil segue sob investigação por concorrência desleal
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o Google Brasil continuou sendo alvo de investigações por práticas de concorrência desleal.
Empresas europeias seguem denunciando concorrência desleal no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 4 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, a disputa entre empresas de tecnologia e reguladores europeus se intensificou, com acusações contínuas de concorrência desleal no Google Ads.
Mais Posts
Share by: