B2W lança plataforma para denúncias de violação à propriedade intelectual
Grupo formado pelos marketplaces Americanas, Submarino e Shoptime criou um programa de Propriedade Intelectual acessível para usuários e consumidores das plataformas digitais.
Não raras são as vezes em que a palavra de ordem precisa ser praticidade. Em um universo digital cada vez mais ramificado, com mais opções para seu negócio ou seu site à cada esquina, nosso contato com a internet pode, por muitas vezes, parecer sobrecarregado - para não dizer poluído.
Além disso, no mundo do comércio digital, cada vez mais próspero (e com um crescimento extraordinário durante a pandemia de COVID-19), tanto o consumidor quanto o vendedor precisam do maior nível de funcionalidade possível. As compras, as vendas e a proteção das marcas precisam estar tão afiadas quanto simplificadas, para que se realizem da maneira mais fluida possível.
Marketplaces apostam em soluções para proteção de marca dos anunciantes
É nessa linha que diversos marketplaces criaram, além de suas plataformas de vendas, ferramentas exclusivas para os proprietários de marca para que estes administrem, de maneira satisfatória, a atuação de suas marcas nas plataformas.
Grandes empresas como o Mercado Livre e a Amazon já possuíam ferramentas do tipo, em que os proprietários de marca , mediante cadastro de direitos e propriedade intelectual, supervisionam todo o uso de sua marca através do site, controlando revendedores autorizados ou denunciando aqueles que não possuem autorização para tal.
A mais recente adição nesse rol de ferramentas para a manutenção das marcas no meio digital é a do grupo B2W (proprietário dos marketplaces Americanas, Submarino e Shoptime). A plataforma da B2W aposta na simplicidade, entregando uma interface clara e de baixa complexidade, pontos positivos no mundo digital.
Como funciona a ferramenta?
Depois de aprovados os direitos e vínculos na plataforma, os proprietários de marca (ou devidos procuradores) estão autorizados a iniciar a fiscalização de suas marcas nos marketplaces, realizando denúncias quando houver necessidade e otimizando a presença de suas marcas nos sites de e-commerce.
Direitos e tecnologia
A crescente preocupação com o uso da marca de terceiros na internet não se traduz somente na digitalização da proteção, mas também num sinal de que o futuro da propriedade intelectual está, sem dúvidas, na internet.
O esperado é que cada vez mais empresas, mais marketplaces e ferramentas de busca debrucem-se sobre o
direito marcário e a proteção de autorias no meio digital, de maneira que possamos ficar cada vez mais perto de um horizonte em que sua marca seja sua e somente sua, sem interferências ou desvios.
Até lá, porém, o monitoramento e a fiscalização de marcas na internet faz-se importantíssimo, para não dizer necessário. E o surgimento de plataformas que auxiliem nessa fiscalização é uma grande vitória contra a concorrência desleal e a favor da exclusividade das marcas.
