B2W lança plataforma para denúncias de violação à propriedade intelectual

27 de junho de 2022

Grupo formado pelos marketplaces Americanas, Submarino e Shoptime criou um programa de Propriedade Intelectual acessível para usuários e consumidores das plataformas digitais.

Não raras são as vezes em que a palavra de ordem precisa ser praticidade. Em um universo digital cada vez mais ramificado, com mais opções para seu negócio ou seu site à cada esquina, nosso contato com a internet pode, por muitas vezes, parecer sobrecarregado - para não dizer poluído. 


Além disso, no mundo do comércio digital, cada vez mais próspero (e com um crescimento extraordinário durante a pandemia de COVID-19), tanto o consumidor quanto o vendedor precisam do maior nível de funcionalidade possível. As compras, as vendas e a proteção das marcas precisam estar tão afiadas quanto simplificadas, para que se realizem da maneira mais fluida possível.

Marketplaces apostam em soluções para proteção de marca dos anunciantes

É nessa linha que diversos marketplaces criaram, além de suas plataformas de vendas, ferramentas exclusivas para os proprietários de marca para que estes administrem, de maneira satisfatória, a atuação de suas marcas nas plataformas. 


Grandes empresas como o Mercado Livre e a Amazon já possuíam ferramentas do tipo, em que os proprietários de marca , mediante cadastro de direitos e propriedade intelectual, supervisionam todo o uso de sua marca através do site, controlando revendedores autorizados ou denunciando aqueles que não possuem autorização para tal.


A mais recente adição nesse rol de ferramentas para a manutenção das marcas no meio digital é a do grupo B2W (proprietário dos marketplaces Americanas, Submarino e Shoptime). A plataforma da B2W aposta na simplicidade, entregando uma interface clara e de baixa complexidade, pontos positivos no mundo digital.

Como funciona a ferramenta?

Depois de aprovados os direitos e vínculos na plataforma, os proprietários de marca (ou devidos procuradores) estão autorizados a iniciar a fiscalização de suas marcas nos marketplaces, realizando denúncias quando houver necessidade e otimizando a presença de suas marcas nos sites de e-commerce.

Direitos e tecnologia

A crescente preocupação com o uso da marca de terceiros na internet não se traduz somente na digitalização da proteção, mas também num sinal de que o futuro da propriedade intelectual está, sem dúvidas, na internet.


O esperado é que cada vez mais empresas, mais marketplaces e ferramentas de busca debrucem-se sobre o
direito marcário e a proteção de autorias no meio digital, de maneira que possamos ficar cada vez mais perto de um horizonte em que sua marca seja sua e somente sua, sem interferências ou desvios. 


Até lá, porém, o monitoramento e a fiscalização de marcas na internet faz-se importantíssimo, para não dizer necessário. E o surgimento de plataformas que auxiliem nessa fiscalização é uma grande vitória contra a concorrência desleal e a favor da exclusividade das marcas.

Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Pirataria Digital: Um Desafio Crescente para as Marcas
Por Marketing Brunner Digital 13 de março de 2025
A pirataria não se restringe apenas ao mundo físico – o ambiente digital se tornou um dos principais campos para a falsificação de produtos e violação de marcas.
Uso indevido de marcas: quais as consequências judiciais desse crime no Brasil?
10 de março de 2025
A forte concorrência atual no mercado, marcada pelo hábito de consumo da sociedade, acaba gerando uma grande competitividade entre as empresas que ofertam seus produtos e serviços. Entretanto, em muitas ocasiões o que acontece é a concorrência desleal, que é conhecida pelo uso de meios desonestos para captar clientes de terceiros.
Como otimizar o ROI de suas marcas nos marketplaces
9 de março de 2025
Veja como otimizar o ROI de seus marketplaces, uma estratégia cada vez mais usada por marcas do varejo no marketing digital.
Como unir marketing de performance e branding para o fortalecimento da marca
8 de março de 2025
Alinhamento do marketing de performance e do branding é essencial para construir uma imagem consolidada da marca no mercado. Confira!
MARCAS x NOMES DE DOMÍNIO
Por Marketing Brunner Digital 25 de fevereiro de 2025
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) tem se destacado na resolução de disputas envolvendo marcas e nomes de domínio por meio de arbitragem e mediação.
Usar nome de concorrente no Google Ads pode ter consequências civis e penais
Por Marketing Brunner Digital 24 de fevereiro de 2025
Especialistas em Direito Digital explicam as irregularidades dessa prática e as sanções aplicáveis a quem utiliza o nome de concorrentes de forma indevida.
VERISURE x MERCADOLIVRE – um aprendizado para o e-commerce.
Por Caio bdesign 24 de fevereiro de 2025
A recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo trouxe um importante precedente sobre concorrência desleal no meio digital, envolvendo a Verisure Brasil e a plataforma Mercado Livre.
Mais Posts