Como proteger minha marca no Google?

13 de junho de 2022

A proteção de marca na internet é um cuidado fundamental para o negócio. O marketing digital cresce exponencialmente e, com ele, a concorrência desleal. Veja os cuidados que você deve ter. 


Proteção de marca no Google Adwords é um instrumento fundamental para evitar a concorrência desleal que assola o universo digital. Quando você possui um registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), não quer dizer que essa marca está automaticamente protegida também em plataformas online como o Google. 


Se você se pergunta “como proteger minha marca no Google?”, saiba que é preciso monitorar sua marca e, ao identificar problemas, denunciar à equipe da própria plataforma.

Proteção à propriedade intelectual

Os casos de dano à propriedade intelectual no Google Adwords estão relacionados aos artigos que se assemelham às características da marca que é registrada, copiando o produto por completo, como por exemplo: filmes, livros, imagens entre outros.


O Google também não permite anúncios que afetem os direitos de propriedade intelectual de marcas, direitos autorais e outros direitos, assim como proíbe que se estimule a violação desses direitos. 


Clique aqui e entenda as diferenças entre Propriedade Intelectual e Propriedade Industrial.

Marcas e patentes

Você já pensou se a proteção da sua marca no Google estiver comprometida? Você digita sua marca e simplesmente é direcionado a outra empresa, outros produtos e, pior, concorrentes seus. Isso é muito mais comum do que você imagina. 


Sua marca é um importante bem que você possui, construída com muitas estratégias e esforço. Ela tem um valor econômico importante. E com o alto volume de negócios que circulam no ambiente digital, na mesma proporção acontece a concorrência desleal, por conta da grande exposição que o ambiente digital gera. Sobretudo depois que a pandemia trouxe um enorme volume de empresas para os diversos canais digitais, investindo em sites, plataformas de e-commerce, redes sociais e
 marketplaces.

O Google é um grande compilador de dados online, acessado por bilhões de pessoas diariamente. Portanto, a vigilância da marca no Google é um zelo que ajuda a evitar danos e aumenta o ROI de seu marketing de performance. 


O Google tem um direcionamento com a proteção da sua marca. Na própria plataforma há orientações e cuidados para evitar cair em roubadas: 


“O Google reconhece a importância das marcas registradas. Os Termos e Condições do Google Ads proíbem a violação de propriedade intelectual. Os anunciantes são os únicos responsáveis pelas palavras-chave e pelo conteúdo do anúncio que utilizam.



Nós levamos muito a sério as alegações de violação de marcas registradas e, como cortesia, investigamos as reclamações válidas enviadas por proprietários de marcas registradas ou seus agentes autorizados. No entanto, o Google não pode mediar disputas de terceiros. Sugerimos que os proprietários de marcas registradas resolvam suas disputas diretamente com os anunciantes.”

Brand-bidding

Você já ouviu falar deste termo? Brand-bidding é o mesmo que concorrência desleal e funciona assim: com o objetivo de roubar potenciais clientes de outras empresas ou até mesmo desviar o foco, empresas desleais relacionam nomes de marcas, produtos e serviços de outras empresas como suas palavras-chaves. 


Ou seja, quando o potencial cliente digita no Google é direcionado equivocadamente a outra marca, já que o primeiro resultado que aparece é o da empresa desleal. Esse jogo pode funcionar bem no Brasil, já que grande parte das pessoas permanecem apenas nos primeiros resultados e não têm o hábito de buscar outras alternativas.

Proteger sua marca no Google requer suporte profissional

Proteger sua marca na internet é um processo que exige conhecimento específico, até porque está sujeito a procedimentos específicos. Quando você faz uma solicitação de registro não quer dizer que ele será acatado. 


Os técnicos do INPI precisam verificar se não existem outras empresas com a mesma marca, o que pode fazer com que sua solicitação não seja aceita.


Agora, além de proteger sua marca, você precisa de um acompanhamento sistemático para verificar se ninguém está usando deslealmente. Tudo isso para evitar que terceiros se utilizem de tudo aquilo que você investiu. 


Esse tipo de cuidado com a proteção da marca no Google é realizado por empresas especializadas como a Brunner Digital, que conta com profissionais experientes em investigação e tecnologias avançadas para verificar qualquer dano à sua marca.

Veja aqui nosso estudo sobre decisões judiciais relacionadas ao tema:

E-Books

Não deixe o que você tem de mais precioso em risco e cuide da proteção da sua marca no Google. Você só tem a ganhar!


Está interessado em proteger sua marca no Google? 
Faça um teste grátis aqui.

Confira o estudo completo da Brunner Digital. Baixe o ebook!

Quer conferir o levantamento completo com diversos outros casos sobre o uso indevido de marcas e as suas condenações judiciais no Brasil? Clique aqui e faça o download do nosso ebook gratuitamente!

Golpes e crimes cibernéticos mais frequentes e como se proteger
18 de fevereiro de 2025
Saiba mais sobre os crimes cibernéticos e como proteger sua empresa de ataques e golpes, que podem atingir a clientela.
Levantamento sobre conversão de sites mostra que a taxa média dos brasileiros é de 3,5%
Por Marketing Brunner Digital 11 de fevereiro de 2025
Levantamento sobre conversão de sites em 2024 revela novas tendências no comportamento do consumidor brasileiro.
Medicamentos Falsificados: Europa e o Cenário no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 10 de fevereiro de 2025
A EUIPO (Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia), a Europol e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) uniram forças para intensificar o combate à falsificação de medicamentos, uma prática que representa riscos graves para a saúde pública.
Como reduzir o desvio de tráfego do seu site?
9 de fevereiro de 2025
Entenda o que é e como prevenir-se do desvio de tráfego.
Entenda as principais expressões do mercado de anúncios digitais.
Por Fernanda Boccuzzi 8 de fevereiro de 2025
Selecionamos as principais expressões do mercado de anúncios digitais utilizadas no cotidiano para você dominar de vez o assunto.
Links patrocinados geram disputas judiciais entre empresas
8 de fevereiro de 2025
Reportagem da Folha de São Paulo destaca aumento no número de processos envolvendo o uso indevido de marcas na configuração de campanhas publicitárias
Marketplaces na Mira: Projeto de Lei Contra Venda de Produtos Falsificados
Por Marketing Brunner Digital 6 de fevereiro de 2025
A possível responsabilização de sites e marketplaces pela venda de produtos falsificados pode mudar significativamente o cenário do comércio eletrônico.
Caso PagSeguro vs. Mercado Pago: concorrência desleal e impactos no uso de marcas no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o debate sobre concorrência desleal no uso de marcas registradas em anúncios do Google Ads ganhou ainda mais força.
Google Brasil segue sob investigação por concorrência desleal
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o Google Brasil continuou sendo alvo de investigações por práticas de concorrência desleal.
Empresas europeias seguem denunciando concorrência desleal no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 4 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, a disputa entre empresas de tecnologia e reguladores europeus se intensificou, com acusações contínuas de concorrência desleal no Google Ads.
Mais Posts
Share by: