Como proteger minha marca no Google?

13 de junho de 2022

A proteção de marca na internet é um cuidado fundamental para o negócio. O marketing digital cresce exponencialmente e, com ele, a concorrência desleal. Veja os cuidados que você deve ter. 


Proteção de marca no Google Adwords é um instrumento fundamental para evitar a concorrência desleal que assola o universo digital. Quando você possui um registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), não quer dizer que essa marca está automaticamente protegida também em plataformas online como o Google. 


Se você se pergunta “como proteger minha marca no Google?”, saiba que é preciso monitorar sua marca e, ao identificar problemas, denunciar à equipe da própria plataforma.

Proteção à propriedade intelectual

Os casos de dano à propriedade intelectual no Google Adwords estão relacionados aos artigos que se assemelham às características da marca que é registrada, copiando o produto por completo, como por exemplo: filmes, livros, imagens entre outros.


O Google também não permite anúncios que afetem os direitos de propriedade intelectual de marcas, direitos autorais e outros direitos, assim como proíbe que se estimule a violação desses direitos. 


Clique aqui e entenda as diferenças entre Propriedade Intelectual e Propriedade Industrial.

Marcas e patentes

Você já pensou se a proteção da sua marca no Google estiver comprometida? Você digita sua marca e simplesmente é direcionado a outra empresa, outros produtos e, pior, concorrentes seus. Isso é muito mais comum do que você imagina. 


Sua marca é um importante bem que você possui, construída com muitas estratégias e esforço. Ela tem um valor econômico importante. E com o alto volume de negócios que circulam no ambiente digital, na mesma proporção acontece a concorrência desleal, por conta da grande exposição que o ambiente digital gera. Sobretudo depois que a pandemia trouxe um enorme volume de empresas para os diversos canais digitais, investindo em sites, plataformas de e-commerce, redes sociais e
 marketplaces.

O Google é um grande compilador de dados online, acessado por bilhões de pessoas diariamente. Portanto, a vigilância da marca no Google é um zelo que ajuda a evitar danos e aumenta o ROI de seu marketing de performance. 


O Google tem um direcionamento com a proteção da sua marca. Na própria plataforma há orientações e cuidados para evitar cair em roubadas: 


“O Google reconhece a importância das marcas registradas. Os Termos e Condições do Google Ads proíbem a violação de propriedade intelectual. Os anunciantes são os únicos responsáveis pelas palavras-chave e pelo conteúdo do anúncio que utilizam.



Nós levamos muito a sério as alegações de violação de marcas registradas e, como cortesia, investigamos as reclamações válidas enviadas por proprietários de marcas registradas ou seus agentes autorizados. No entanto, o Google não pode mediar disputas de terceiros. Sugerimos que os proprietários de marcas registradas resolvam suas disputas diretamente com os anunciantes.”

Brand-bidding

Você já ouviu falar deste termo? Brand-bidding é o mesmo que concorrência desleal e funciona assim: com o objetivo de roubar potenciais clientes de outras empresas ou até mesmo desviar o foco, empresas desleais relacionam nomes de marcas, produtos e serviços de outras empresas como suas palavras-chaves. 


Ou seja, quando o potencial cliente digita no Google é direcionado equivocadamente a outra marca, já que o primeiro resultado que aparece é o da empresa desleal. Esse jogo pode funcionar bem no Brasil, já que grande parte das pessoas permanecem apenas nos primeiros resultados e não têm o hábito de buscar outras alternativas.

Proteger sua marca no Google requer suporte profissional

Proteger sua marca na internet é um processo que exige conhecimento específico, até porque está sujeito a procedimentos específicos. Quando você faz uma solicitação de registro não quer dizer que ele será acatado. 


Os técnicos do INPI precisam verificar se não existem outras empresas com a mesma marca, o que pode fazer com que sua solicitação não seja aceita.


Agora, além de proteger sua marca, você precisa de um acompanhamento sistemático para verificar se ninguém está usando deslealmente. Tudo isso para evitar que terceiros se utilizem de tudo aquilo que você investiu. 


Esse tipo de cuidado com a proteção da marca no Google é realizado por empresas especializadas como a Brunner Digital, que conta com profissionais experientes em investigação e tecnologias avançadas para verificar qualquer dano à sua marca.

Veja aqui nosso estudo sobre decisões judiciais relacionadas ao tema:

E-Books

Não deixe o que você tem de mais precioso em risco e cuide da proteção da sua marca no Google. Você só tem a ganhar!


Está interessado em proteger sua marca no Google? 
Faça um teste grátis aqui.

Confira o estudo completo da Brunner Digital. Baixe o ebook!

Quer conferir o levantamento completo com diversos outros casos sobre o uso indevido de marcas e as suas condenações judiciais no Brasil? Clique aqui e faça o download do nosso ebook gratuitamente!

Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Pirataria Digital: Um Desafio Crescente para as Marcas
Por Marketing Brunner Digital 13 de março de 2025
A pirataria não se restringe apenas ao mundo físico – o ambiente digital se tornou um dos principais campos para a falsificação de produtos e violação de marcas.
Uso indevido de marcas: quais as consequências judiciais desse crime no Brasil?
10 de março de 2025
A forte concorrência atual no mercado, marcada pelo hábito de consumo da sociedade, acaba gerando uma grande competitividade entre as empresas que ofertam seus produtos e serviços. Entretanto, em muitas ocasiões o que acontece é a concorrência desleal, que é conhecida pelo uso de meios desonestos para captar clientes de terceiros.
Como otimizar o ROI de suas marcas nos marketplaces
9 de março de 2025
Veja como otimizar o ROI de seus marketplaces, uma estratégia cada vez mais usada por marcas do varejo no marketing digital.
Como unir marketing de performance e branding para o fortalecimento da marca
8 de março de 2025
Alinhamento do marketing de performance e do branding é essencial para construir uma imagem consolidada da marca no mercado. Confira!
MARCAS x NOMES DE DOMÍNIO
Por Marketing Brunner Digital 25 de fevereiro de 2025
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) tem se destacado na resolução de disputas envolvendo marcas e nomes de domínio por meio de arbitragem e mediação.
Usar nome de concorrente no Google Ads pode ter consequências civis e penais
Por Marketing Brunner Digital 24 de fevereiro de 2025
Especialistas em Direito Digital explicam as irregularidades dessa prática e as sanções aplicáveis a quem utiliza o nome de concorrentes de forma indevida.
VERISURE x MERCADOLIVRE – um aprendizado para o e-commerce.
Por Caio bdesign 24 de fevereiro de 2025
A recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo trouxe um importante precedente sobre concorrência desleal no meio digital, envolvendo a Verisure Brasil e a plataforma Mercado Livre.
Mais Posts