Maiara e Maraisa são impedidas de usar a marca AS PATROAS
Maiara e Maraisa são impedidas de usar a marca AS PATROAS, lançada em conjunto com a cantora Marília Mendonça, em razão de um registro anterior para A PATROA, em nome da cantora baiana Daisy Soares.
Decisões como esta mostram a importância de um planejamento que inclua a inserção da Propriedade Industrial em seu contexto, sobretudo quando se lança um projeto como esse. É uma forma de prevenir prejuízos por ter que deixar de usar uma marca que, em pouco tempo, fez grande sucesso.
Do ponto de vista jurídico, tudo isso poderia ser evitado com uma simples pesquisa de anterioridades, que daria oportunidade de buscar alternativas de nome ainda antes de seu lançamento.
No digital isso não é diferente. O planejamento deve incluir a proteção da Propriedade Intelectual, não só no contexto das marcas que serão exploradas, mas também das formas de apresentação, imagens, fotografias e layout.
Medidas de vigilância e monitoramento digital são de grande importância para garantir total aproveitamento dos investimentos em marketing digital, impedindo que terceiros venham a pegar carona em sua marca para a venda de artigos concorrentes.
Tanto no digital, quanto no real, a marca ganha cada vez mais importância, mas deve estar protegida. Seu registro é imprescindível para todas as medidas que podem ser adotadas contra terceiros que, de qualquer forma, venham a se aproveitar da mesma, inclusive no meio digital.
Saiba mais sobre o caso
envolvendo as cantoras no link.
