Contrariando o STJ, juiz em primeira instância permite o uso de marca de terceiro no Google Ads

7 de novembro de 2022

É sempre importante mostrar os dois lados da moeda e que nem sempre a tendência de decisões anteriores é respeitada pelo Judiciário. Isto deixa evidente a importância de debates sobre o tema, trazendo, inclusive, a visão de marketing para este assunto da Propriedade Industrial para que fique claro o investimento e trabalho necessários para que uma marca chegue no campo de busca no Google.


O caso em pauta leva em consideração a marca CONSTRUCOLOR, considerando-a fraca por ter relação com os artigos que assinala (materiais para pintura), o que poderia ser considerado um diferencial para justificar esta decisão final. 


Entretanto, trechos da decisão contrariam tudo aquilo que vinha sendo aplicado em casos análogos e até a recente decisão do STJ, principalmente por considerar lícito o uso da marca de terceiros na plataforma do Google Ads, desde que a mesma não conste do texto do anúncio. Diz, ainda, que um consumidor mediano sabe diferenciar que o site do anúncio não vende os artigos relacionados à marca buscada.


Dois pontos totalmente absurdos. Primeiro porque existe parasitismo e concorrência desleal no uso da marca de terceiros. Existe a clara intenção de desvio de clientela daquele que investiu na marca a ponto de ser objeto da busca, ilícito este claramente tipificado na Lei. 


Segundo porque a vontade do consumidor não é respeitada e grande parte não entende porque surge aquele resultado em sua pesquisa. O consumidor digital, imediatista como é, procura o que quer e, para achar o que realmente busca, deve ficar rolando a página com atenção, ao invés de ter logo o acesso à marca buscada.


Esta decisão não é definitiva e a CONSTRUCOLOR já entrou com recurso para tentar revertê-la. Resta-nos acompanhar e saber qual será o desfecho deste caso.


Fonte: Migalhas 

Golpes e crimes cibernéticos mais frequentes e como se proteger
18 de fevereiro de 2025
Saiba mais sobre os crimes cibernéticos e como proteger sua empresa de ataques e golpes, que podem atingir a clientela.
Levantamento sobre conversão de sites mostra que a taxa média dos brasileiros é de 3,5%
Por Marketing Brunner Digital 11 de fevereiro de 2025
Levantamento sobre conversão de sites em 2024 revela novas tendências no comportamento do consumidor brasileiro.
Medicamentos Falsificados: Europa e o Cenário no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 10 de fevereiro de 2025
A EUIPO (Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia), a Europol e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) uniram forças para intensificar o combate à falsificação de medicamentos, uma prática que representa riscos graves para a saúde pública.
Como reduzir o desvio de tráfego do seu site?
9 de fevereiro de 2025
Entenda o que é e como prevenir-se do desvio de tráfego.
Entenda as principais expressões do mercado de anúncios digitais.
Por Fernanda Boccuzzi 8 de fevereiro de 2025
Selecionamos as principais expressões do mercado de anúncios digitais utilizadas no cotidiano para você dominar de vez o assunto.
Links patrocinados geram disputas judiciais entre empresas
8 de fevereiro de 2025
Reportagem da Folha de São Paulo destaca aumento no número de processos envolvendo o uso indevido de marcas na configuração de campanhas publicitárias
Marketplaces na Mira: Projeto de Lei Contra Venda de Produtos Falsificados
Por Marketing Brunner Digital 6 de fevereiro de 2025
A possível responsabilização de sites e marketplaces pela venda de produtos falsificados pode mudar significativamente o cenário do comércio eletrônico.
Caso PagSeguro vs. Mercado Pago: concorrência desleal e impactos no uso de marcas no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o debate sobre concorrência desleal no uso de marcas registradas em anúncios do Google Ads ganhou ainda mais força.
Google Brasil segue sob investigação por concorrência desleal
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o Google Brasil continuou sendo alvo de investigações por práticas de concorrência desleal.
Empresas europeias seguem denunciando concorrência desleal no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 4 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, a disputa entre empresas de tecnologia e reguladores europeus se intensificou, com acusações contínuas de concorrência desleal no Google Ads.
Mais Posts
Share by: