Hashtag também é marca?

31 de outubro de 2022

A hastag ou # por definição, é uma forma de indexação de assuntos ou discussões no meio digital, a qual, quando inserida antes da palavra, irá fazer parte de várias publicações relacionadas ao mesmo tema.


Iniciado pelo extinto Orkut em 2005, virou moda e atualmente é utilizada por várias redes, a exemplo do Twitter, LinkedIn, Instagram, Facebook, Pinterest, dentre outras.


Qualquer palavra ou frase sem espaços pode ser utilizada com hastags, que acabam por usar esta forma de indexação em suas campanhas de marketing digital, para que seus consumidores encontrem mais facilmente as publicações relacionadas à mesma.


Em praticamente todas as redes sociais é possível fazer pesquisas e, até, estar constantemente atualizado a qualquer tema relacionado à hashtags específicas.


Uma vez que exerce sua característica de tag ou no aportuguesado tagueamento de assuntos, grande parte das estratégias de marketing digital incluem marcar as publicações para fins diversos com a #marca da empresa, de forma que seu consumidor possa facilmente encontrar informações relacionadas aquele assunto tagueado.


Portanto, as hashtags exercem claramente a função de uma marca. São uma extensão de uma marca no meio digital, sendo distintivas e responsáveis pelo envolvimento do usuário com a #marca.


Daí a importância de registrar e manter sua marca protegida. Não é necessário qualquer outro registro senão aquele feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI para garantir a exclusividade da marca no meio digital. Mais informações podem ser encontradas no e-book neste link.

Golpes e crimes cibernéticos mais frequentes e como se proteger
18 de fevereiro de 2025
Saiba mais sobre os crimes cibernéticos e como proteger sua empresa de ataques e golpes, que podem atingir a clientela.
Levantamento sobre conversão de sites mostra que a taxa média dos brasileiros é de 3,5%
Por Marketing Brunner Digital 11 de fevereiro de 2025
Levantamento sobre conversão de sites em 2024 revela novas tendências no comportamento do consumidor brasileiro.
Medicamentos Falsificados: Europa e o Cenário no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 10 de fevereiro de 2025
A EUIPO (Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia), a Europol e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) uniram forças para intensificar o combate à falsificação de medicamentos, uma prática que representa riscos graves para a saúde pública.
Como reduzir o desvio de tráfego do seu site?
9 de fevereiro de 2025
Entenda o que é e como prevenir-se do desvio de tráfego.
Entenda as principais expressões do mercado de anúncios digitais.
Por Fernanda Boccuzzi 8 de fevereiro de 2025
Selecionamos as principais expressões do mercado de anúncios digitais utilizadas no cotidiano para você dominar de vez o assunto.
Links patrocinados geram disputas judiciais entre empresas
8 de fevereiro de 2025
Reportagem da Folha de São Paulo destaca aumento no número de processos envolvendo o uso indevido de marcas na configuração de campanhas publicitárias
Marketplaces na Mira: Projeto de Lei Contra Venda de Produtos Falsificados
Por Marketing Brunner Digital 6 de fevereiro de 2025
A possível responsabilização de sites e marketplaces pela venda de produtos falsificados pode mudar significativamente o cenário do comércio eletrônico.
Caso PagSeguro vs. Mercado Pago: concorrência desleal e impactos no uso de marcas no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o debate sobre concorrência desleal no uso de marcas registradas em anúncios do Google Ads ganhou ainda mais força.
Google Brasil segue sob investigação por concorrência desleal
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o Google Brasil continuou sendo alvo de investigações por práticas de concorrência desleal.
Empresas europeias seguem denunciando concorrência desleal no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 4 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, a disputa entre empresas de tecnologia e reguladores europeus se intensificou, com acusações contínuas de concorrência desleal no Google Ads.
Mais Posts
Share by: