A hastag ou # por definição, é uma forma de indexação de assuntos ou discussões no meio digital, a qual, quando inserida antes da palavra, irá fazer parte de várias publicações relacionadas ao mesmo tema.
Iniciado pelo extinto Orkut em 2005, virou moda e atualmente é utilizada por várias redes, a exemplo do Twitter, LinkedIn, Instagram, Facebook, Pinterest, dentre outras.
Qualquer palavra ou frase sem espaços pode ser utilizada com hastags, que acabam por usar esta forma de indexação em suas campanhas de marketing digital, para que seus consumidores encontrem mais facilmente as publicações relacionadas à mesma.
Em praticamente todas as redes sociais é possível fazer pesquisas e, até, estar constantemente atualizado a qualquer tema relacionado à hashtags específicas.
Uma vez que exerce sua característica de tag ou no aportuguesado tagueamento de assuntos, grande parte das estratégias de marketing digital incluem marcar as publicações para fins diversos com a #marca da empresa, de forma que seu consumidor possa facilmente encontrar informações relacionadas aquele assunto tagueado.
Portanto, as hashtags exercem claramente a função de uma marca. São uma extensão de uma marca no meio digital, sendo distintivas e responsáveis pelo envolvimento do usuário com a #marca.
Daí a importância de registrar e manter sua marca protegida. Não é necessário qualquer outro registro senão aquele feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI para garantir a exclusividade da marca no meio digital.
Mais informações podem ser encontradas no e-book neste link.