Meu concorrente usa minha marca como palavras-chave em Ads: como proceder?

15 de janeiro de 2025

Uma prática ilegal, mas comum no Brasil, a apropriação de palavras-chave em Ads tem solução.

Além de ilegal, utilizar as palavras-chave com marcas de seus concorrentes em anúncios é algo extremamente desonesto. Não existe indício mais óbvio de que o consumidor estava determinado a consumir algo daquela marca específica e por isso assim pesquisou.

Exemplo de desvio de tráfego no Google Ads

Apesar de ser uma infração que consta na legislação brasileira, segundo a Lei de Propriedade Industrial, centenas de empresas tornaram isso algo cotidiano, normalizando a concorrência desleal e o brand-bidding. Existem muitos casos que, inclusive, confirmam esta prática por grandes corporações, algo vexaminoso.

Como verificar se minha marca está sendo usada em palavras-chave em ads?

Se você quer verificar se concorrentes ou afiliados estão realmente utilizando o nome da sua marca como palavras-chave em Ads, basta fazer uma busca um pouco mais específica no site de sua preferência. Vale dizer que muitos investem em buscadores secundários como Yahoo, Safari, Ask e Baidu como forma de ludibriar a fiscalização.

Sem mais delongas, confira o passo a passo:

  • No buscador, insira o nome da sua empresa entre colchetes, conforme o exemplo: [Brunner Digital]
  • Se nos resultados aparecerem anúncios do seu concorrente, este será um forte indício de concorrência desleal e desvio de tráfego.

A busca precisa ser feita deste modo pois a inteligência do Google tem a capacidade de ler cada termo separadamente. Portanto, se o nome da sua empresa for composta por mais de uma palavra ou o termo for relativamente comum, pode ocorrer uma interpretação incorreta dos resultados e você correrá o risco de ser acusado de calúnia ou difamação.

Como proteger a sua marca:


Existem outros meios para confirmar que a sua empresa está sofrendo concorrência desleal na internet. Especialistas hoje contam com uma
inteligência avançada  capaz de varrer a internet e encontrar provas concretas de que concorrentes usam suas palavras-chave em campanha, além de reunir provas para que você tome as devidas providências.


Conheça a solução que monitora e protege a sua marca:

Lembre-se de que o desvio de tráfego prejudica seriamente o faturamento e a imagem da sua empresa, ao associar a sua marca a outra marca com intenções totalmente diferentes. Além disso, você pagará muito mais caro para alcançar a sua audiência, já que mais de uma empresa está pagando ao Google para exibir resultados utilizando os mesmos termos.

Não deixe que pessoas mal intencionadas prejudiquem todo o trabalho construído ao longo de anos. Tome providências hoje mesmo e zele pela reputação da sua marca. 



>>> Leia mais: Saiba tudo sobre Concorrência Desleal no universo digital

Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Pirataria Digital: Um Desafio Crescente para as Marcas
Por Marketing Brunner Digital 13 de março de 2025
A pirataria não se restringe apenas ao mundo físico – o ambiente digital se tornou um dos principais campos para a falsificação de produtos e violação de marcas.
Uso indevido de marcas: quais as consequências judiciais desse crime no Brasil?
10 de março de 2025
A forte concorrência atual no mercado, marcada pelo hábito de consumo da sociedade, acaba gerando uma grande competitividade entre as empresas que ofertam seus produtos e serviços. Entretanto, em muitas ocasiões o que acontece é a concorrência desleal, que é conhecida pelo uso de meios desonestos para captar clientes de terceiros.
Como otimizar o ROI de suas marcas nos marketplaces
9 de março de 2025
Veja como otimizar o ROI de seus marketplaces, uma estratégia cada vez mais usada por marcas do varejo no marketing digital.
Como unir marketing de performance e branding para o fortalecimento da marca
8 de março de 2025
Alinhamento do marketing de performance e do branding é essencial para construir uma imagem consolidada da marca no mercado. Confira!
MARCAS x NOMES DE DOMÍNIO
Por Marketing Brunner Digital 25 de fevereiro de 2025
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) tem se destacado na resolução de disputas envolvendo marcas e nomes de domínio por meio de arbitragem e mediação.
Usar nome de concorrente no Google Ads pode ter consequências civis e penais
Por Marketing Brunner Digital 24 de fevereiro de 2025
Especialistas em Direito Digital explicam as irregularidades dessa prática e as sanções aplicáveis a quem utiliza o nome de concorrentes de forma indevida.
VERISURE x MERCADOLIVRE – um aprendizado para o e-commerce.
Por Caio bdesign 24 de fevereiro de 2025
A recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo trouxe um importante precedente sobre concorrência desleal no meio digital, envolvendo a Verisure Brasil e a plataforma Mercado Livre.
Mais Posts