Meu concorrente usa minha marca como palavras-chave em Ads: como proceder?

15 de janeiro de 2025

Uma prática ilegal, mas comum no Brasil, a apropriação de palavras-chave em Ads tem solução.

Além de ilegal, utilizar as palavras-chave com marcas de seus concorrentes em anúncios é algo extremamente desonesto. Não existe indício mais óbvio de que o consumidor estava determinado a consumir algo daquela marca específica e por isso assim pesquisou.

Exemplo de desvio de tráfego no Google Ads

Apesar de ser uma infração que consta na legislação brasileira, segundo a Lei de Propriedade Industrial, centenas de empresas tornaram isso algo cotidiano, normalizando a concorrência desleal e o brand-bidding. Existem muitos casos que, inclusive, confirmam esta prática por grandes corporações, algo vexaminoso.

Como verificar se minha marca está sendo usada em palavras-chave em ads?

Se você quer verificar se concorrentes ou afiliados estão realmente utilizando o nome da sua marca como palavras-chave em Ads, basta fazer uma busca um pouco mais específica no site de sua preferência. Vale dizer que muitos investem em buscadores secundários como Yahoo, Safari, Ask e Baidu como forma de ludibriar a fiscalização.

Sem mais delongas, confira o passo a passo:

  • No buscador, insira o nome da sua empresa entre colchetes, conforme o exemplo: [Brunner Digital]
  • Se nos resultados aparecerem anúncios do seu concorrente, este será um forte indício de concorrência desleal e desvio de tráfego.

A busca precisa ser feita deste modo pois a inteligência do Google tem a capacidade de ler cada termo separadamente. Portanto, se o nome da sua empresa for composta por mais de uma palavra ou o termo for relativamente comum, pode ocorrer uma interpretação incorreta dos resultados e você correrá o risco de ser acusado de calúnia ou difamação.

Como proteger a sua marca:


Existem outros meios para confirmar que a sua empresa está sofrendo concorrência desleal na internet. Especialistas hoje contam com uma
inteligência avançada  capaz de varrer a internet e encontrar provas concretas de que concorrentes usam suas palavras-chave em campanha, além de reunir provas para que você tome as devidas providências.


Conheça a solução que monitora e protege a sua marca:

Lembre-se de que o desvio de tráfego prejudica seriamente o faturamento e a imagem da sua empresa, ao associar a sua marca a outra marca com intenções totalmente diferentes. Além disso, você pagará muito mais caro para alcançar a sua audiência, já que mais de uma empresa está pagando ao Google para exibir resultados utilizando os mesmos termos.

Não deixe que pessoas mal intencionadas prejudiquem todo o trabalho construído ao longo de anos. Tome providências hoje mesmo e zele pela reputação da sua marca. 



>>> Leia mais: Saiba tudo sobre Concorrência Desleal no universo digital

Golpes e crimes cibernéticos mais frequentes e como se proteger
18 de fevereiro de 2025
Saiba mais sobre os crimes cibernéticos e como proteger sua empresa de ataques e golpes, que podem atingir a clientela.
Levantamento sobre conversão de sites mostra que a taxa média dos brasileiros é de 3,5%
Por Marketing Brunner Digital 11 de fevereiro de 2025
Levantamento sobre conversão de sites em 2024 revela novas tendências no comportamento do consumidor brasileiro.
Medicamentos Falsificados: Europa e o Cenário no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 10 de fevereiro de 2025
A EUIPO (Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia), a Europol e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) uniram forças para intensificar o combate à falsificação de medicamentos, uma prática que representa riscos graves para a saúde pública.
Como reduzir o desvio de tráfego do seu site?
9 de fevereiro de 2025
Entenda o que é e como prevenir-se do desvio de tráfego.
Entenda as principais expressões do mercado de anúncios digitais.
Por Fernanda Boccuzzi 8 de fevereiro de 2025
Selecionamos as principais expressões do mercado de anúncios digitais utilizadas no cotidiano para você dominar de vez o assunto.
Links patrocinados geram disputas judiciais entre empresas
8 de fevereiro de 2025
Reportagem da Folha de São Paulo destaca aumento no número de processos envolvendo o uso indevido de marcas na configuração de campanhas publicitárias
Marketplaces na Mira: Projeto de Lei Contra Venda de Produtos Falsificados
Por Marketing Brunner Digital 6 de fevereiro de 2025
A possível responsabilização de sites e marketplaces pela venda de produtos falsificados pode mudar significativamente o cenário do comércio eletrônico.
Caso PagSeguro vs. Mercado Pago: concorrência desleal e impactos no uso de marcas no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o debate sobre concorrência desleal no uso de marcas registradas em anúncios do Google Ads ganhou ainda mais força.
Google Brasil segue sob investigação por concorrência desleal
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o Google Brasil continuou sendo alvo de investigações por práticas de concorrência desleal.
Empresas europeias seguem denunciando concorrência desleal no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 4 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, a disputa entre empresas de tecnologia e reguladores europeus se intensificou, com acusações contínuas de concorrência desleal no Google Ads.
Mais Posts
Share by: