Práticas desleais em links patrocinados

22 de outubro de 2020

Conheça algumas das principais práticas desleais em anúncios de links patrocinados.

Com o advento dos links patrocinados veio a oportunidade da comercialização de palavras-chave nos principais mecanismos de busca na web. Mas, o que são estes links e como você pode ficar atento a concorrência desleal neste ambiente? Acompanhe em nosso artigo!

O que são links patrocinados?

São anúncios em forma de texto simples, que aparecem normalmente no topo dos resultados, devido a compra de palavras-chave que tenham a ver ou gerem identificação com o seu negócio ou produto a ser vendido no anúncio.

No topo dos resultados, aparecem alguns sites em destaque com o anúncio destacado pelas palavras-chave compradas. Esses links são os links patrocinados.

Práticas desleais em links patrocinados

Com este cenário, muitas empresas passaram a adquirir palavras-chave que são publicamente conhecidas, no esforço de ganhar destaque em relação a concorrência neste ambiente, criando um anúncio que, muitas vezes, se utiliza de produtos de outras empresas ou até mesmo a própria marca. 


A compra de palavras-chave com o nome de marcas concorrentes desviam a clientela do seu destino final (seu site). E, esses atos, como postulados, configuram-se como configura concorrência desleal, conforme o artigo 195 da lei de propriedade industrial.

Por estar gerando um tráfego indevido, assim como o intuito de angariar clientes da sua concorrência para benefício próprio, é uma prática ilegal e bastante prejudicial aos seus ganhos em marketing digital. 

Como se proteger?

As empresas precisam estar atentas a estes novos desafios para que não sofram com a concorrência desleal nos links patrocinados e também não percam dinheiro investido nos seus anúncios.

A Brunner Digital é a solução completa que evita que você tenha esse tipo de problema.

Identificamos o uso de sua marca em ferramentas de busca paga como Google AdWords, Bing, e Yahoo, anúncios indevidos, bem como o registro de domínios semelhantes.

Golpes e crimes cibernéticos mais frequentes e como se proteger
18 de fevereiro de 2025
Saiba mais sobre os crimes cibernéticos e como proteger sua empresa de ataques e golpes, que podem atingir a clientela.
Levantamento sobre conversão de sites mostra que a taxa média dos brasileiros é de 3,5%
Por Marketing Brunner Digital 11 de fevereiro de 2025
Levantamento sobre conversão de sites em 2024 revela novas tendências no comportamento do consumidor brasileiro.
Medicamentos Falsificados: Europa e o Cenário no Brasil
Por Marketing Brunner Digital 10 de fevereiro de 2025
A EUIPO (Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia), a Europol e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) uniram forças para intensificar o combate à falsificação de medicamentos, uma prática que representa riscos graves para a saúde pública.
Como reduzir o desvio de tráfego do seu site?
9 de fevereiro de 2025
Entenda o que é e como prevenir-se do desvio de tráfego.
Entenda as principais expressões do mercado de anúncios digitais.
Por Fernanda Boccuzzi 8 de fevereiro de 2025
Selecionamos as principais expressões do mercado de anúncios digitais utilizadas no cotidiano para você dominar de vez o assunto.
Links patrocinados geram disputas judiciais entre empresas
8 de fevereiro de 2025
Reportagem da Folha de São Paulo destaca aumento no número de processos envolvendo o uso indevido de marcas na configuração de campanhas publicitárias
Marketplaces na Mira: Projeto de Lei Contra Venda de Produtos Falsificados
Por Marketing Brunner Digital 6 de fevereiro de 2025
A possível responsabilização de sites e marketplaces pela venda de produtos falsificados pode mudar significativamente o cenário do comércio eletrônico.
Caso PagSeguro vs. Mercado Pago: concorrência desleal e impactos no uso de marcas no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o debate sobre concorrência desleal no uso de marcas registradas em anúncios do Google Ads ganhou ainda mais força.
Google Brasil segue sob investigação por concorrência desleal
Por Marketing Brunner Digital 5 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, o Google Brasil continuou sendo alvo de investigações por práticas de concorrência desleal.
Empresas europeias seguem denunciando concorrência desleal no Google Ads
Por Marketing Brunner Digital 4 de fevereiro de 2025
Nos últimos anos, a disputa entre empresas de tecnologia e reguladores europeus se intensificou, com acusações contínuas de concorrência desleal no Google Ads.
Mais Posts
Share by: