Práticas desleais em links patrocinados

22 de outubro de 2020

Com o crescimento dos links patrocinados, surgiu também a comercialização de palavras-chave nos principais mecanismos de busca da web. Mas, o que são esses links e como você pode evitar a concorrência desleal nesse ambiente? Confira a seguir.

O que são links patrocinados?

Os links patrocinados são anúncios em formato de texto que aparecem no topo dos resultados de pesquisa devido à compra de palavras-chave relacionadas ao negócio ou produto anunciado. Essas palavras-chave permitem que determinados sites sejam destacados nas buscas, aumentando sua visibilidade.

Práticas desleais em links patrocinados

Com essa dinâmica, algumas empresas passaram a adquirir palavras-chave associadas a marcas concorrentes, visando desviar o tráfego e captar clientes indevidamente. Essa prática, conhecida como concorrência desleal, ocorre quando um anúncio utiliza o nome de uma empresa ou seus produtos para atrair usuários, levando-os a um site diferente do que procuravam.



A compra de palavras-chave com nomes de marcas registradas pode configurar violação da Lei de Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96, art. 195), caracterizando concorrência desleal. Além de prejudicar a experiência do usuário, essa prática pode comprometer o investimento em marketing digital e impactar negativamente a reputação da marca afetada.

Como proteger sua marca?

Para evitar prejuízos com concorrência desleal em links patrocinados, é essencial monitorar continuamente o uso indevido de sua marca nos anúncios de busca paga.


A Brunner Digital oferece uma solução completa para identificar e combater essas práticas, monitorando o uso da sua marca em plataformas como Google Ads, Bing e Yahoo, além de detectar registros de domínios semelhantes que possam causar confusão entre os consumidores.


Proteja sua marca agora! Saiba mais sobre como a Brunner Digital pode ajudar a evitar fraudes e garantir a segurança do seu investimento em marketing digital.



*Texto original publicado em outubro/2020. Atualizado em fevereiro/2025

Presença digital e proteção nacional: o registro de marca faz a diferença
Por Marketing Brunner Digital 14 de abril de 2025
Mais uma decisão importante da Justiça confirma algo que frequentemente defendemos: a importância do registro da marca para sua exclusividade em todo o território nacional, inclusive no ambiente digital.
Brunner Digital no WebSummit Rio 2025: conheça nosso guia exclusivo para o evento
Por Estéfano Almeida 26 de março de 2025
A Brunner Digital está novamente marcando presença na WebSummit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo!
Concorrência parasitária: o que é e como proteger a sua marca
Por Marketing Brunner Digital 14 de março de 2025
A concorrência é um elemento natural e saudável no mundo dos negócios, impulsionando a inovação e a melhoria contínua.
Pirataria Digital: Um Desafio Crescente para as Marcas
Por Marketing Brunner Digital 13 de março de 2025
A pirataria não se restringe apenas ao mundo físico – o ambiente digital se tornou um dos principais campos para a falsificação de produtos e violação de marcas.
Uso indevido de marcas: quais as consequências judiciais desse crime no Brasil?
10 de março de 2025
A forte concorrência atual no mercado, marcada pelo hábito de consumo da sociedade, acaba gerando uma grande competitividade entre as empresas que ofertam seus produtos e serviços. Entretanto, em muitas ocasiões o que acontece é a concorrência desleal, que é conhecida pelo uso de meios desonestos para captar clientes de terceiros.
Como otimizar o ROI de suas marcas nos marketplaces
9 de março de 2025
Veja como otimizar o ROI de seus marketplaces, uma estratégia cada vez mais usada por marcas do varejo no marketing digital.
Como unir marketing de performance e branding para o fortalecimento da marca
8 de março de 2025
Alinhamento do marketing de performance e do branding é essencial para construir uma imagem consolidada da marca no mercado. Confira!
MARCAS x NOMES DE DOMÍNIO
Por Marketing Brunner Digital 25 de fevereiro de 2025
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) tem se destacado na resolução de disputas envolvendo marcas e nomes de domínio por meio de arbitragem e mediação.
Usar nome de concorrente no Google Ads pode ter consequências civis e penais
Por Marketing Brunner Digital 24 de fevereiro de 2025
Especialistas em Direito Digital explicam as irregularidades dessa prática e as sanções aplicáveis a quem utiliza o nome de concorrentes de forma indevida.
VERISURE x MERCADOLIVRE – um aprendizado para o e-commerce.
Por Caio bdesign 24 de fevereiro de 2025
A recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo trouxe um importante precedente sobre concorrência desleal no meio digital, envolvendo a Verisure Brasil e a plataforma Mercado Livre.
Mais Posts