Tudo que seu e-commerce precisa saber sobre concorrência desleal na internet

7 de outubro de 2020

Atualmente, iniciar um projeto de e-commerce tem custo muito baixo. Comparado aos anos anteriores, em que a sua popularização e ferramentas eram bem menores, hoje essa ferramenta atrai milhares de empreendedores todos os meses, o que é muito positivo em termos econômicos, mas que pode gerar uma maior concorrência e muito mais agressiva no mercado, especialmente o digital.

Com o advento dos Marketplaces, o custo de entrada ficou quase zero. Essa facilidade também proporciona a entrada de lojistas muitas vezes sem sequer ter contratado uma plataforma de e-commerce ou se preocupado com o SEO e seus anúncios, tornando o cenário ainda mais propício para práticas ilegais de concorrência no ambiente web.

A seguir, apresentamos alguns pontos de atenção sobre o assunto!

Buy Box

Buy box, buybox, seller box ou caixa de compra é o espaço de maior destaque dentro do anúncio de um produto nos marketplaces. Para um e-commerce, atualmente, é indispensável o foco nesta caixa. Ele gera mais conversões e privilegia com maior visibilidade os lojistas que se destacam perante os concorrentes em aspectos como: reputação, prazo de entrega, preço e estoque.

Entretanto, o Buy Box pode privilegiar a compra desonesta de produtos, considerando-se que nessa perspectiva, a utilização de domínios semelhantes ao seu e-commerce, para se beneficiar da sua posição e marca do seu e-commerce pode configurar concorrência desleal e desvio de tráfego.

SEO

Na realização do SEO do site, também, podem existir concorrentes que desviam a clientela pela adoção dos nomes de concorrentes nos próprios códigos internos do seu site, realizando cópias do seu produto para a utilização em anúncios e captação de leads. Essa prática pode desviar um número muito alto de possíveis compradores no seu e-comerce.

Google Ads

A escolha de compra de palavras-chaves no Google ADWORDS, pode ser considerado concorrência desleal, caso utilize sua marca ou produtos.

Uma varredura 24h por dia, nesse sentido, é indispensável para a saúde do seu ecommerce. A Brunner Digital pode ser a sua aliada neste momento.

Conheça a Brunner Digital

Nosso objetivo é oferecer o que há de melhor para soluções de problemas relacionados ao mundo digital. A Brunner Digital atua de forma a identificar, registrar e adotar todas as medidas necessárias para impedir a prática de concorrência desleal e desvios que podem causar prejuízos à sua empresa.

Realizamos a vigilância 24 horas por dia para manter sua identidade na internet, de forma que sua empresa aproveite o máximo dos resultados do investimento em marketing digital e seus clientes possam te encontrar, sem qualquer desvio e utilização indevida de sua marca.

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