Alain Sylvain, CEO da Sylvain, empresa de consultoria estratégica para outras empresas, nos fez refletir se a criatividade é realmente o atributo mais importante que as grandes empresas esperam de seus funcionários.
Começou sua palestra com polêmica: os Beatles teriam tido tamanho impacto como tiveram se tivessem estreado os palcos em um período diferente?
Para responder essa pergunta nos provocou a refletir que nós, humanos, somos criaturas do tempo. Afirmou que estamos constantemente atingindo inovação sem de fato alcançá-la justamente porque o tempo é um fator crucial.
Para alcançar a tão almejada inovação de ponta, afirmou que é necessária a intersecção entre 3 fatores: contexto cultural, ambição individual e infraestrutura tecnológica. Precisamos entender onde estamos, para onde estamos indo, o que nós, como indivíduos, desejamos e como nossa ideia se encaixa em um contexto tecnológico. É nesse ponto que grandes ideias podem se transformar em soluções revolucionárias.
Portanto, ter a compressão do timing perfeito tem um impacto ainda maior do que a criatividade em si. Ter uma ideia inovadora é apenas o começo. A capacidade de agir no momento certo é o que realmente impulsiona a inovação e o progresso.
É justamente o caso dos Beatles que, segundo Alain, não teriam tido todo seu sucesso se seu início não tivesse coincidido com o auge da televisão nas casas dos telespectadores.
Essa palestra foi um lembrete inspirador de como a inovação verdadeira vai além de ter apenas ideias criativas. Precisamos considerar diversos fatores, mas principalmente o timing, para impulsionar uma mudança real.